São Paulo, sexta-feira, 29 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Walfrido nega ter gerido campanha de Azeredo em 98

DA SUCURSAL DO RIO

O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, negou ontem no Rio ter sido coordenador da campanha do hoje presidente nacional do PSDB, Eduardo Azeredo, ao governo de Minas Gerais em 1998. Ele disse que está à disposição da CPI dos Correios para esclarecimentos.
A CPI apura se agências do publicitário Marcos Valério participaram de um suposto esquema paralelo de financiamento da campanha de Azeredo e de outros candidatos do PSDB nas eleições estaduais naquele ano.
À época, Azeredo era candidato à reeleição. Mares Guia, o vice-governador, disputou uma vaga na Câmara dos Deputados. O ministro afirmou que não participou da campanha de Azeredo por ser impossível conciliar campanhas a deputado federal e a governador.
"Eduardo Azeredo, grande amigo meu, homem de bem, homem honrado, uma das maiores figuras da política do Brasil, se candidatou à reeleição. Como eu tinha coordenado a campanha em 1994, ele me pediu apenas que desse um apoio no início, lá para junho, julho, na organização. Participei de uma, duas reuniões e, como tinha certa experiência, fiz uma espécie de [lista dos] itens que compõem uma campanha: showmício, pesquisa, agência de propaganda, comitês de interior. Fiz uma lista de itens e estimei alguns valores."
O ministro definiu a lista como "um rascunho", "um esboço". "Entreguei aquele papel escrito a mão e nunca mais vi aquilo. Para minha surpresa, apareceu outro dia." O ministro falou que conheceu Marcos Valério em junho de 1998, apresentado pelo hoje vice-governador Clésio Andrade (PL). "Ele era diretor financeiro da SMPB, que era a empresa que o Clésio tinha participado antes."


Texto Anterior: Outro lado: Empréstimo foi regular e normal, segundo advogado
Próximo Texto: Do governo à SMPB: Diretora da SMPB teve cargo de confiança no governo Azeredo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.