São Paulo, domingo, 29 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPANHA

Segundo jornal, presidente elogiou petista em conversa com colega argentino e fez críticas a Serra; Planalto nega

FHC declara vitória de Lula, diz 'Clarín'

DE BUENOS AIRES

Durante jantar com o presidente argentino, Eduardo Duhalde, na quarta-feira passada, em Brasília, o presidente Fernando Henrique Cardoso disse que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganharia as eleições ainda no primeiro turno. E que, caso houvesse dois turnos, ele também os venceria. É o que afirmou o jornal argentino "Clarín" em sua edição de ontem. O Palácio do Planalto desmente que tenha havido esta conversa.
O diálogo foi relatado ao jornal por assessores do presidente argentino que não tiveram seus nomes identificados, mas que participaram do jantar.
"Boquiabertos", os argentinos também teriam ouvido de FHC uma série de elogios a Lula e críticas ao candidato do PSDB, José Serra, o que fez o jornal considerar que as relações entre o presidente e o escolhido pelo partido para sucedê-lo estariam "no pior momento de sua larga história de amizade política e pessoal".
Sobre Lula, FHC primeiro teria enfatizado que conhece o petista há muito tempo e que considera manter com ele uma "longa amizade". Depois, teria se desdobrado em elogios: "É uma pessoa muito boa, um homem inteligente. No Brasil, mais que um candidato [Lula" é um símbolo".
Diversas vezes questionado por argentinos bastante interessados em saber mais sobre o candidato que lidera as pesquisas de intenção de voto no país, FHC teria dito que Lula está "capacitado" para governar o Brasil e também teria relembrado a história pessoal de Lula de maneira bastante positiva.
"[Trata-se de] um homem que saiu de baixo, abrindo seu caminho a partir de uma infância pobre", afirmou. Por último, o presidente teria comparado Lula a Serra e considerado que o tucano teria mais "condições técnicas" para assumir a Presidência. "Mas seu problema é a falta de carisma", disse FHC, explicando antecipadamente o possível fracasso de seu candidato.


Texto Anterior: Para historiador, é "ridículo" culpar petista por crise
Próximo Texto: Serra descarta confidência e chama reportagem de "fofoca argentina"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.