São Paulo, sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

80% afirmam já ter decidido em quem votar

DA REPORTAGEM LOCAL

A pesquisa Datafolha realizada anteontem revela que 80% dos eleitores entrevistados pelo instituto afirmaram já ter decidido em quem irão votar para presidente no domingo. Outros 19% ainda podem mudar de escolha e 1% não sabe.
Entre os três primeiros colocados, Heloísa Helena (PSOL) é a candidatada com mais eleitores que demonstram menor grau de decisão quanto ao voto: 34% deles afirmam que ainda podem mudar de idéia até domingo. Outros 65% dizem estar totalmente decididos.
Dos eleitores que declararam intenção de votar em Lula (PT), 84% afirmaram que já estão totalmente decididos. Entre os eleitores de Geraldo Alckmin (PSDB), esse percentual chega a 80%. O cenário é desfavorável à candidatura do tucano, já que ele e os demais concorrentes precisam tirar pontos do presidente para levar a disputa para o segundo turno.
De acordo com o último levantamento do instituto, o petista tem 53% dos votos válidos e venceria a eleição domingo.
Segundo Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha, "tanto em um segmento como no outro, o grau de cristalização, de fixação do voto, está muito próximo", o que diminui a margem para grandes mudanças de última hora.
Mas ele ressalta que a fixação do voto não é definitiva.
No conjunto dos eleitores de Lula, apenas 15% mantêm aberta a possibilidade mudar de candidato. Desse grupo, 52% dizem que, em caso de mudança, o mais provável beneficiado seria o tucano. Dos que votam em Alckmin, 20% admitem essa possibilidade de troca.
Os eleitores que têm intenção de votar em Lula são os que mais demonstram conhecer o número que devem digitar na urna eletrônica para confirmar o voto domingo. Quando indagados a respeito, 73% responderam corretamente. Outros 25% não sabem responder, e 3% citam números errados.
Entre os eleitores de Alckmin, 65% respondem corretamente, 32% preferem não arriscar um palpite, 2% dão respostas incorretas.

Espontânea
O percentual dos que dizem, espontaneamente, que vão votar em Lula, oscilou de 40% para 41%, enquanto o dos que declararam voto no tucano foi de 21% para 24%. "A espontânea reflete o voto mais cristalizado, porque a primeira pergunta feita ao entrevistado", diz Janoni.


Texto Anterior: Comentário: Na 'escolinha de Bonner', todos contra um
Próximo Texto: Foco: A exemplo de Genoino, Okamotto faz visita ao terceiro andar do Planalto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.