São Paulo, sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / DATAFOLHA

Requião cai e chance de 2º turno aumenta no Paraná

Vantagem do governador sobre segundo colocado diminuiu de 25 para 18 pontos

Principal adversário, Osmar Dias (PDT) tem 28%, contra 44% de Requião (PMDB); na liderança, ele obteve entre 47% e 53% dos votos válidos


MARI TORTATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

A três dias do 1º turno da eleição, a disputa pelo governo do Paraná está indefinida. Pesquisa divulgada ontem pelo Datafolha mostra que já não há segurança para afirmar que Roberto Requião (PMDB) sai vitorioso das urnas no domingo para o terceiro mandato de governador, o segundo seguido.
O resultado indica uma situação limite de segundo turno entre Requião e o senador Osmar Dias (PDT). Requião mantém a liderança, com 44%, mas perdeu quatro pontos em comparação com a pesquisa anterior, em menos de dez dias.
O principal adversário oscilou positivamente de 26% para 28%. A vantagem sobre Osmar caiu de 25 para 18 pontos, dos dias 18 e 19 de setembro para agora. Rubens Bueno (PPS) oscilou de 9% para 10%, Flávio Arns (PT), de 4% para 5% e Ana Lúcia Pires (PRTB) atingiu 1%. Os demais candidatos não chegaram a 1%.
Considerando-se a margem de erro -três pontos percentuais, para mais ou para menos-, Requião está hoje com 50% dos votos válidos, mas seu índice pode ser de 53% ou de 47%. Osmar tem 32%.
""O quadro é de indefinição sobre segundo turno", confirma o diretor de pesquisas do Datafolha, Alessandro Janoni. ""O que dá para dizer é que houve uma queda expressiva de intenções -de 11 pontos- na região metropolitana de Curitiba, 12 pontos entre eleitores de nível superior de escolaridade, e entre pessoas da classe média."
As quedas ocorreram em segmentos com acesso à informação. Requião sofreu reflexo das investigações do Ministério Público do Estado sobre uma quadrilha de arapongas, que tinha o ex-assessor do Palácio Iguaçu Délcio Augusto Rasera como cabeça, segundo os promotores do caso.
O levantamento foi realizado ontem e anteontem e alcançou 1.302 eleitores de 68 municípios, e está registrado no TRE sob o número 23.373/2006. A pesquisa detectou 8% de indecisos e 4% dispostos a anular ou a votar em branco.
A tendência de queda de Requião já vem da primeira semana de setembro, diz o Datafolha. Ele tinha 56 pontos, em simulação de segundo turno contra Osmar, teve 54 pontos na segunda pesquisa, e 52 agora.
Janoni explica que, quando há um quadro que muda de uma pesquisa para outra, é preciso uma terceira pesquisa para que se confirme a tendência. ""E esse terceiro ponto, que indicará se terá segundo turno ou não, é a pesquisa de véspera."


Texto Anterior: Senado: Eliseu lidera disputa, mas vantagem cai três pontos
Próximo Texto: Corregedor nega quebra de sigilo de jornalistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.