São Paulo, segunda-feira, 29 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Só falta estratégia", diz vice-reitora

DA REPORTAGEM LOCAL

A vice-reitora comunitária da PUC-SP, Branca Jurema Ponce, 48, afirma que a reitoria já decidiu que vai garantir a defesa da dissertação de mestrado do capitão Francisco Rohrer. A estratégia é que não foi decidida ainda.
"Vamos ter de pensar uma forma que evite a violência e que resguarde o direito de nosso aluno Rohrer, que resguarde o trabalho acadêmico. Não será permitido violência e nem depredação."
Durante os protestos que impediram o exame de Rohrer na sexta-feira passada, Ponce chegou a afirmar que a manifestação era "absolutamente legítima", mas mudou de idéia ao verificar os danos causados ao patrimônio.
A professora de filosofia relata que carteiras e vidros foram quebrados e que fechaduras foram vedadas com cola Super Bonder. Ponce disse, ainda, que encaminhou um segurança da PUC para o ambulatório por causa de um dedo machucado.
Ela afirma que os seguranças não revidaram os "empurrões, chutes e pontapés" dos manifestantes e que, por isso, foi parabenizá-los após o episódio.
A defesa de tese de Rohrer na última sexta-feira foi cercada de alguns cuidados "a mais", afirma a vice-reitora comunitária.
Mas, segundo a professora, os agentes de segurança da universidade não são treinados para a violência, mas para dialogar. Algo que ela mesma não conseguiu com os manifestantes.
"Eu dizia que queria falar com o líder deles, mas me responderam que o movimento não permite liderança, cada um por si. Foi quando eu disse que não havia possibilidade de diálogo."
Segundo Ponce, a ação da polícia na avenida Paulista, em 20 de abril, foi "inadmissível", mas o protesto dos alunos na PUC, na sexta-feira, perdeu legitimidade devido ao uso da violência.
No cargo há um ano e na PUC há três décadas, ela afirma que esperava outra atitude dos alunos. "Num lugar como a universidade, eles poderiam ter usado "n" formas de diálogo." (ID)



Texto Anterior: Raio X
Próximo Texto: Alunos farão protesto "silencioso"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.