São Paulo, sexta-feira, 29 de outubro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Público interno
O programa de José Serra levado ao ar na noite de quarta, mais duro que a média no ataque direto a Marta Suplicy, não teve o intuito de atrair novos eleitores. Foi feito para reforçar a argumentação antipetista e antiprefeita na reta final da campanha.

Mercado futuro
A reação de Marta no Datafolha e no Ibope poderá se revelar insuficiente para levá-la à vitória, reconhecem petistas. Mas fortalecerá a prefeita na disputa interna que irá definir o candidato do partido à sucessão de Geraldo Alckmin em 2006.

Intensivão
Surpreendida em debates anteriores por perguntas sobre o Orçamento para 2005 da capital, Marta pediu estudos detalhados à sua equipe das peças municipal e estadual. Quer munição para enfrentar Serra hoje à noite no debate da Rede Globo.

Passagem na mão
Excluído do segundo turno em Campinas, o deputado federal Luciano Zica (PT) não embarcou no apoio maciço de seu partido ao candidato pedetista Dr. Hélio, que enfrenta o tucano Carlos Sampaio. O petista afirma que nem irá votar neste domingo. Viaja e justifica.

Palanque VIP
Candidato do PP em Uberlândia (MG), Odelmo Leão recebeu ontem em seu palanque três governadores, todos do PSDB, partido que faz parte de sua coligação. Aécio Neves, Geraldo Alckmin e Marconi Perillo foram ajudar na disputa contra João Bittar, do PL.

Sem concessão
Enquanto sua colega de PSOL Luciana Genro aceita tanto voto nulo quanto em Raul Pont (PT) em Porto Alegre, Babá não quer nem saber: tolera apenas a primeira opção em Belém, onde a petista Ana Júlia disputa com Duciomar Costa (PTB). "O povo está sem alternativa", afirma.

Há vaga
Está livre o cargo de secretário-adjunto de Emprego e Relações do Trabalho no governo de Geraldo Alckmin. Dorival Braga exonerou-se dia 19 após ter sido flagrado pelo jornal "Vale Paraibano" usando o carro oficial em viagem ao litoral paulista.

Espontânea pressão
Braga negou irregularidade, mas, após ouvir o Palácio dos Bandeirantes, pediu exoneração "para que não pairem dúvidas sobre os procedimentos éticos do governo". Ainda com o PTB, a pasta sofrerá mudanças na reforma do secretariado que o tucano Geraldo Alckmin prepara.

Oxigênio racionado
Lula deu liberdade para o ministro Amir Lando preencher os cargos da nova Secretaria de Receita Previdenciária, o que pode esvaziar os poderes do presidente do INSS, Carlos Bezerra, indicação do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL).

Medida radical
Enquanto Aldo Rebelo (Coordenação Política) tenta uma saída negociada entre Renan Calheiros, contrário à reeleição das Mesas, e José Sarney, presidente do Senado, no PT já se fala em cortar de vez os nomes indicados pelo senador alagoano.

Pagando para ver
Alfredo Nascimento aceitou apostas na festa de aniversário de Lula, anteontem na casa de José Alencar. Segundo o ministro dos Transportes, Serafim Corrêa (PSB) vencerá Amazonino Mendes (PFL) ao final da disputa acirrada em Manaus.

Portas abertas
PDT e PPS discutem a fusão, logo após as eleições, em reuniões das respectivas cúpulas. A expectativa de Roberto Freire é que a nova sigla tenha "grande força de atração" inclusive sobre incomodados do PT.

TIROTEIO

Do secretário estadual da Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho, sobre a prefeita Marta Suplicy ter afirmado que as blitze da polícia prejudicam o trânsito na capital paulista:
-Vamos continuar atuando nos horários em que for preciso, independentemente das eleições. Se existem coisas que atrapalham os motoristas no trânsito ruim de São Paulo são as obras paradas da prefeitura.

CONTRAPONTO

Pedra sobre pedra

O senador Cristovam Buarque (PT-DF) encontrou recentemente em uma festa na capital federal o chargista Henrique Gougon, seu amigo, e não escondeu a mágoa de ter sido demitido do Ministério da Educação por telefone em 2003.
O petista estava em Lisboa quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lhe informou que ele havia perdido o cargo para Tarso Genro na reforma ministerial, concluída em dezembro.
Diante do amigo, Cristovam comentou, em um misto de inconformismo e ironia:
-Eles demoliram tudo o que eu havia feito no Ministério da Educação, todos os programas, todas as metas.
Gougon retrucou:
-Alto lá, tudo não!
Diante do espanto do senador, o chargista concluiu:
-Sobrou o busto que você fez em homenagem ao Paulo Freire. Mas só porque é de pedra!


Próximo Texto: Governo confirma que Kroll também espionou Dirceu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.