São Paulo, sexta-feira, 29 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Santo dos aflitos era confundido com traidor de Jesus

DA REDAÇÃO

Parente de Jesus Cristo e filho de Tiago, são Judas Tadeu é conhecido como o santo dos desesperados e dos aflitos e foi um dos 12 apóstolos. O segundo nome foi incorporado para diferenciá-lo de Judas Iscariotes.
São Judas Tadeu era confundido com o traidor de Jesus e, por isso, passou por período de esquecimento. A Igreja Católica reputa a santa Brígida, na Idade Média, a retomada do culto a ele.
Segundo a Igreja, Judas Tadeu ganhou de Jesus a capacidade de solucionar casos difíceis por ter sido pouco reconhecido após morrer, no século 1. No livro "O Santo do Dia", Dom Servilio Conti conta que, após a crucificação de Jesus, Judas Tadeu esteve na Síria, na Mesopotâmia e na Armênia para o trabalho de evangelização e morreu como um mártir.
A obra relata que as relíquias dele foram transferidas para o Ocidente e passaram a ser veneradas na basílica de São Pedro (Roma).


Texto Anterior: Prece final: Serra é convidado a se retirar de altar de igreja
Próximo Texto: Nas ruas e na TV, PSDB tenta convencer eleitor a não viajar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.