São Paulo, quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

À CPI Lacerda nega ter levado dinheiro a hotel

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Hamilton Lacerda, ex-coordenador da campanha de Aloizio Mercadante (PT) ao governo de São Paulo, voltou a negar ontem ter entregue R$ 1,7 milhão a Gedimar Passos e Valdebran Padilha.
Ele prestou depoimento à CPI dos Sanguessugas logo após Gedimar Passos.
"O depoimento dele é parecido com o de todos os outros. Contou uma história que não dá para acreditar", disse o deputado Fernando Gabeira (PV), sub-relator da comissão.
Lacerda é apontado pela PF como o homem que entregou o dinheiro a Gedimar e Valdebran em malas em um hotel de SP.
"Eu fiz a distribuição [dos boletos] para todos os diretórios", disse Lacerda. "Reafirmo o que disse no meu depoimento à PF".
Sobre a segunda ida ao hotel, na madrugada do dia 15, Lacerda contou a mesma versão que havia dado à PF. "Fui entregar roupas ao Gedimar".
O deputado Júlio Redecker (PSDB-RS) insistiu em saber quais roupas ele teria levado para Gedimar e por quanto tempo teria ficado no banheiro ao visitá-lo. Numa tentativa de ridicularizar a indagação, o deputado petista Eduardo Valverde (RO) perguntou a Lacerda se ele era "gay", dizendo que os questionamentos do tucano eram tão irrelevantes para o caso quanto saber a opção sexual do depoente.
Lacerda negou ter tido um "telefone de segurança" para fazer ligações estratégicas durante a campanha. Para a PF, ele usou o celular da atriz Ana Paula Vieira para trocar telefonemas com pessoas que participaram da operação, entre elas Gedimar, Expedito Veloso e Oswaldo Bargas, integrantes da campanha de Lula.
"Tomei conhecimento sobre esse telefone pela imprensa. A mesma imprensa que disse que eu tinha quatro empregos e que meu pai era dono de 11 imóveis em São Caetano do Sul", disse. "Não conheço essa Ana Paula".
No final do depoimento, ao falar sobre sua trajetória no PT e da sua decisão de se desligar da sigla, chorou. "Assumo minhas responsabilidades políticas."


Texto Anterior: Inquérito: Polícia Federal exibirá exame para rebater acusação
Próximo Texto: Conselho livra senadores acusados por CPI
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.