São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Depois da posse, Lula tira dez dias de férias e José Alencar assume

Presidente só anunciará ministério e medidas para economia quando voltar
VALDO CRUZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai tirar férias entre 5 e 15 de janeiro. Nesse período, o vice José Alencar assumirá a Presidência da República.
Apenas no retorno de Lula é que serão divulgadas as medidas encomendadas por ele para tentar destravar o crescimento da economia brasileira. Em seguida, ele vai fechar a montagem de seu ministério para o segundo mandato.
Durante seu período de descanso, Lula encarregou o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) de prosseguir os contatos políticos com os partidos aliados para adiantar as negociações de formação de sua nova equipe.
O novo ministério deve ser anunciado apenas no final de janeiro ou início de fevereiro. Até lá, o presidente espera que já esteja definido o processo de escolha dos presidentes da Câmara e do Senado.
Renan Calheiros (PMDB-AL) deve ser reeleito para comandar o Senado. Na Câmara, Lula preferia reconduzir Aldo Rebelo (PC do B-SP), mas agora aguarda as articulações em torno da candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
O local de descanso do presidente deve ser uma das bases da Marinha -Aratu (BA), Restinga da Marambaia (RJ) ou Guarujá (SP). Para tirar as férias, Lula cancelou a viagem que faria para a Nicarágua para participar da posse do novo presidente, Daniel Ortega.
Alguns ministros vão aproveitar a ausência de Lula para também tirar alguns dias de descanso. Entre eles, Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Planejamento).
Os dois já estão praticamente confirmados para continuar nos mesmos cargos. Falta somente o anúncio oficial.
Também devem permanecer em seus atuais postos Dilma Rousseff (Casa Civil), Fernando Haddad (Educação), e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.
Ficam no governo, mas podem ter novas funções, os ministros Tarso Genro, Luiz Dulci (Secretaria Geral) e Walfrido dos Mares Guia (Turismo). Genro está cotado para suceder Marcio Thomaz Bastos no Ministério da Justiça.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Quatro anos de Lula: Continuísmo superou o medo e a esperança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.