São Paulo, terça-feira, 30 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Não há acusação formal a Jader, diz ministro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) saiu ontem em defesa do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), candidato à presidência do Senado. Ao falar sobre as conclusões das investigações de irregularidades na Sudam, Bezerra disse que não conhece nenhuma acusação pontual a Jader.
"Não é do meu conhecimento qualquer acusação pontual a Jader. Não existe nenhuma denúncia formal. Não vi nenhuma. Não encontrei nada", disse.
Para o ministro, o senador não tem culpa se algum indicado político seu foi responsável por eventuais irregularidades cometidas na superintendência. "Se eu tiver um amigo que fez algo errado, o que eu tenho a ver com isso?"
Durante a cerimônia de posse do novo ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, Bezerra disse que vai entregar um relatório sobre as irregularidades ao presidente Fernando Henrique Cardoso até o final de março. Uma cópia será entregue ao Ministério Público.
"Todas as denúncias vão ser apuradas. Quem tiver qualquer envolvimento na Sudam, empresário ou funcionário, vai responder por isso", disse.
Bezerra disse que, "para fechar as portas dos desvios", está sendo elaborado um projeto de agências de desenvolvimento em três regiões do país: Centro-Oeste, Amazônia e Nordeste.
Segundo ele, a intenção é criar um modelo de financiamento como o do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). "Vai ser o BNDES dos pobres", disse. As agências funcionariam em parceria com a Sudam e a Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), que não seriam extintas.
Outra mudança estudada é a modificação no conselho deliberativo, que define quais projetos serão aprovados. Atualmente o conselho é formado por governadores e ministros.


Texto Anterior: Caso Sudam: Autarquia anuncia regras contra fraude
Próximo Texto: Impostos: Impasse dificulta denúncia fiscal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.