São Paulo, sexta-feira, 30 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Época da colheita atrai cerca de 12 mil a Unaí

DO ENVIADO ESPECIAL A UNAÍ

O número de trabalhadores rurais em Unaí chega a aumentar 150% na época da colheita, de cerca de 8.000 para 20 mil, voltados basicamente para a safra de feijão, milho e soja. Por sua proximidade com Brasília (170 quilômetros), a cidade fica localizada na região do Entorno, bem mais distante da capital Belo Horizonte (600 km).
A cidade, localizada na região noroeste de Minas, possui cerca de 70 mil habitantes, sendo 14,5 mil deles residentes na área rural. O sindicato patronal dos produtores rurais lista 1.800 fazendeiros na região. Unaí integra a bacia do rio São Francisco. Não há, praticamente, indústria na cidade. Destacam-se apenas o setor mobiliário, de telhas, tijolos, brita, calcário e, no setor rural, de beneficiamento e ensacamento de arroz e feijão e derivados do leite.
Os trabalhadores arregimentados na época da colheita vêm de cidades próximas. Nesse período do ano, os "gatos" (intermediários que contratam mão-de-obra) costumam atuar oferecendo pessoal para pequenos produtores.
Não há relatos sobre trabalho escravo na região, apesar de alguns casos confirmados de trabalho degradante. Os problemas se concentram na alimentação e acomodação (alojamentos e banheiros) nos quais se constataram péssimas condições de trabalho.
Por serem os principais "prejudicados" com a ação da fiscalização trabalhista, "os gatos" são alvos da investigação da força-tarefa que apura a morte dos três fiscais do trabalho na cidade.
Unaí é a maior produtora de feijão do Estado, com uma colheita de cerca de 97 mil toneladas por ano. Também são elevadas as produções do milho (300 mil toneladas), da soja (72,3 mil toneladas) e café (40 mil toneladas).
O município possui 292 mil cabeças de gado bovino e 24 mil de gado suíno. A avicultura, com 160 mil cabeças, é responsável pela exportação de 1,2 toneladas de carne e 360 mil ovos por ano. (ID)


Texto Anterior: Investigadores do caso suspeitam de "gatos"
Próximo Texto: Lista de suspeitos de força-tarefa inclui ruralistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.