São Paulo, sexta-feira, 30 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investigadores do caso suspeitam de "gatos"

DO ENVIADO ESPECIAL A UNAÍ

Os aliciadores de mão-de-obra para a colheita, conhecidos como "gatos", são apontados por todos os investigadores como suspeitos das mortes dos três auditores fiscais do trabalho ocorrida anteontem em Unaí (600 km de Belo Horizonte). Apesar da criação do Condomínio Rural Rio Preto, um tipo de cooperativa dos produtores rurais para a contratação de pessoal, eles continuam agindo.
O sindicato patronal possui o registro de 1.800 fazendeiros, de pequenos produtores a latifundiários. Ao percorrer estradas vicinais, a Folha testemunhou grandes plantações de café, soja, milho e feijão a cerca de 50 quilômetros do centro da cidade.
A atuação dos "gatos" ocorre em pequenas propriedades. Segundo um trabalhador da região, eles são chamados quando há trabalho apenas para um ou dois dias, para evitar que o fazendeiro precise "fichar" (fazer o registro em carteira) os trabalhadores.
Nesses casos, o produtor procura o "gato" e contrata um número fixo de pessoas pagando por "tarefa", uma área delimitada da plantação que precisa ser colhida.
Não há relatos sobre trabalho escravo na região, apesar de alguns casos confirmados de trabalho considerado degradante. Em especial, os problemas se concentram na alimentação e acomodação (alojamentos e banheiros) nos quais se constataram péssimas condições.
Nos "condomínios", os produtores estabelecem uma pessoa jurídica por meio da qual contratam pessoal para a colheita em caráter temporário, uma espécie de terceirização. O Condomínio Rural Rio Preto vem diminuindo o número de trabalhadores aliciados por "gatos" nas grandes propriedades.
No caso dos pequenos produtores, é necessária a fiscalização.
Unaí é a maior produtora de feijão do Estado, com uma colheita de cerca de 97 mil toneladas por ano. (ID)


Texto Anterior: Brasil profundo: Força-tarefa diz que morte de fiscais foi "profissional"
Próximo Texto: Época da colheita atrai cerca de 12 mil a Unaí
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.