São Paulo, domingo, 30 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-teto invadem áreas em 3 regiões do país

Houve invasões de terrenos urbanos e manifestações em vias públicas no Sudeste, no Nordeste e no Norte

DA AGÊNCIA FOLHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Movimentos de sem-teto realizaram uma série de manifestações -a maior parte invasões em terrenos urbanos- em Estados das regiões Sudeste, Nordeste e Norte anteontem e ontem.
Os atos, segundo a coordenação do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), fazem parte "de jornada nacional de lutas urbanas". Guilherme Boulos, da coordenação do MTST, disse que "a jornada vai entrar em abril e se juntar com o "Abril Vermelho" [do Movimento dos Sem-Terra, MST]."
Em Olinda (PE), um grupo ligado ao Movimento de Luta Popular Comunitária e ao Movimento de Famílias Sem Teto informou ter invadido, na madrugada de ontem, o antigo prédio do Banrisul. A Polícia Civil não confirmou a ação.
Em Fortaleza (CE), cerca de 400 pessoas interromperam parte da avenida Washington Soares, próximo ao palácio do governo do Estado e, em seguida, invadiram a Secretaria de Ação Social, onde permaneceram por cerca de duas horas.
Em São Luís (MA), os sem-teto fizeram protesto no centro da cidade, com cerca de mil pessoas.
Bombas de efeito moral foram lançadas pela Polícia Militar em Manaus (AM) durante a retirada de um grupo de sem-teto que invadiu um terreno.
Em Minas Gerais, o Fórum de Moradia do Barreiro, em Belo Horizonte, realizou, na manhã de anteontem, ato para pedir agilidade na solução da falta de moradias.

São Paulo
Em Mauá, na Grande São Paulo, cerca de 150 famílias invadiram um terreno no bairro dos Bandeirantes por volta de 1h de ontem. Barracas de lona preta foram montadas e a coordenação do grupo afirma que o total de invasores deve crescer.
De manhã, o secretário de Habitação do município, Altivo Ovando Júnior, foi ao local e agendou para amanhã uma reunião para tratar do assunto.
Em Campinas um terreno foi invadido entre a noite de sexta e a madrugada de sábado. Na manhã de ontem os manifestantes permaneciam no local.
Em São José dos Campos, anteontem, manifestantes ligados ao MUST (Movimento Urbano dos Sem Teto) realizaram uma marcha até a frente da prefeitura local. (EDEVAL JÚNIOR, JOSÉ EDUARDO RONDON, KAMILA FERNANDES, PAULO PEIXOTO, KARIN BLIKSTAD e CINTHIA RODRIGUES)


Texto Anterior: Janio de Freitas: O dossiê da maternidade
Próximo Texto: Elio Gaspari: A revolução econômica do andar de baixo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.