São Paulo, terça-feira, 30 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

EUA investigam má conduta de analista da Merrill

DA REDAÇÃO

A Merrill Lynch & Company, uma das principais empresas financeiras dos Estados Unidos, está sendo investigada por autoridades norte-americanas sob acusação de conflito de interesse entre suas divisões de consultoria e de investimentos. Na semana passada, o presidente do grupo, David Komansky, pediu desculpas públicas pela má conduta de alguns de seus funcionários.
O processo foi iniciado por promotores federais do Estado de Nova York. Agora a SEC (Securities and Exchange Commission, órgão responsável pela fiscalização do mercado acionário no país) abriu investigações e as ampliou para outras empresas financeiras.
Os promotores obtiveram e-mails trocados por funcionários da Merrill Lynch nos quais analistas da divisão de consultoria condenam, de maneira reservada, a compra de ações de empresas que haviam recomendado publicamente. Essas empresas, segundo a acusação, eram clientes da divisão de investimentos da financeira.
Os analistas tinham idéia de que as empresas em questão teriam um mau desempenho no mercado financeiro, mas, mesmo assim, incentivaram a compra dos papéis. Como resultado, os investidores teriam perdido milhões de dólares. A Merrill Lynch afirmou que vai indenizar seus clientes.


Texto Anterior: Empresários criticam "precipitação" de bancos
Próximo Texto: PT vê "manipulação política e especulativa"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.