São Paulo, terça-feira, 30 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para ministro, números não são confiáveis

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, desqualificou ontem os levantamentos oficiais feitos para quantificar os sem-terra acampados no país. Para ele, estudos do ministério, do Incra e da Ouvidoria Agrária Nacional não são "corretos" ou "confiáveis".
Como a Folha revelou, dados recentes da ouvidoria apontaram 230.831 famílias -cerca de 1 milhão de pessoas- vivendo em barracos de lona à espera de um lote.
"Não existe nenhuma informação confiável, nenhum cadastro (...) de número de famílias acampadas no Brasil." Questionado sobre o estudo, respondeu com outra pergunta: "Você conhece a estrutura da ouvidoria?".
Criada em 1999 para prevenir conflitos no campo, a ouvidoria tem estrutura enxuta. Só o ouvidor Gercino José da Silva Filho tem autorização para negociar com fazendeiros e sem-terra.
Sobre o censo de 2003, Cassel afirma: "É absolutamente inconsistente. Tem coisas fantásticas ali, pessoas em dois ou três acampamentos". Ele não sabe dizer qual seria hoje o número de famílias acampadas, mas diz que está caindo. (ES)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Eleições 2006/Regras do jogo: Reeleição no cargo é perigosa, diz TSE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.