São Paulo, quinta-feira, 30 de junho de 2005

Texto Anterior | Índice

TCU realizará uma auditoria urgente no IRB

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu fazer, "com a maior brevidade possível", uma auditoria no IRB (Instituto de Resseguros do Brasil), estatal que já está sob investigação da Polícia Federal e do Ministério Público por suspeita de corrupção.
A 2ª Secretaria de Controle Externo do TCU irá analisar os contratos e os pagamentos assinados ou autorizados pelo IRB entre janeiro de 2004 e maio de 2005, a pedido da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara.
O deputado Carlos Willian (PMDB-MG) disse que há dúvida sobre a legalidade da liberação pelo IRB de uma indenização de R$ 18 milhões, contrariando parecer jurídico da estatal. A suspeita é que a diretoria do instituto tenha recebido uma comissão de 30% sobre o valor da indenização.
Todas as investigações sobre o IRB apuram um suposto esquema de corrupção em que ex-diretores da estatal eram pressionados a arrecadar dinheiro de empresários para o PTB e o PP.
Segundo reportagem da revista "Veja", publicada em maio, o deputado Roberto Jefferson (RJ) exigia contribuição de R$ 400 mil por mês do ex-presidente do IRB Lídio Duarte, e o dinheiro viria de contratos negociados pela estatal.
(SILVANA DE FREITAS)


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/Agenda positiva: Lula lança pacote anticorrupção "velho"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.