São Paulo, sexta-feira, 30 de julho de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Gasolina
O incidente entre militantes do PT e do PSDB, ontem em São Paulo, jogou lenha na intenção tucana de pedir ao Ministério Público que concentre em dois diretores do Banco do Brasil a investigação sobre a compra de convites do show arrecadador de fundos para a sede petista.

Andar acima
Os dois funcionários do BB são Ivan Guimarães, diretor do subsidiário Banco do Povo, e Henrique Pizzolato, diretor de marketing. Mas o verdadeiro alvo dos tucanos é Delúbio Soares, o tesoureiro do PT, com quem os diretores têm ligação.

Bom trânsito
Logo depois de Henrique Meirelles anunciar o nome de Rodrigo Azevedo, ex-economista do CSFB Garantia, como novo diretor de Política Monetária do BC, o secretário-executivo da Fazenda, Bernard Appy, recebeu outros dois diretores do banco para um café amigo.

Pelo avesso
Para o peemedebista Geddel Vieira Lima, o presidente do BC, Henrique Meirelles, deveria deixar o cargo na esteira das revelações da "IstoÉ", como fez o diretor de Política Monetária: "Este caso é a negação da teoria de Genoino. Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é a mesma coisa".

Trocando as bolas
Quando lhe perguntaram como havia sido a reunião, anteontem, da Câmara de Política Econômica, o presidente interino, José Alencar, respondeu sem hesitação: "Eu não sei, a Câmara está em recesso neste mês".

Filho pródigo
O médico epidemiologista Pedro Chequer reassumirá na próxima semana o programa de Aids do Ministério da Saúde, que coordenou entre 1996 e 2000. Nesse período, tornou-se representante da Unaids, organismo das Nações Unidas para o controle da doença no mundo.

Bomba-relógio
Assíduo freqüentador do Alvorada, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) avisa o amigo Lula: Guido Mantega "brinca com o fogo" ao cozinhar em banho-maria o cálculo de reajuste da PF, que há dois meses suspendeu sua longa greve.

Monólogo
Candidatos de oposição torcem o nariz para uma das regras do debate da Band em São Paulo, no próximo dia 5, que prevê direito de resposta no caso de críticas à prefeitura. Como é esse o tema do encontro, temem que Marta Suplicy (PT) acabe monopolizando o microfone.

Sujou
Apesar de sustentar ter sido vítima da agressão de tucanos na Vila Maria, a campanha do PT na capital fez, a portas fechadas, avaliação negativa do episódio.

Fundo do baú
O receio petista é que o PSDB use o incidente de ontem no programa de TV. Como fez em 2002 com a imagem de José Dirceu conclamando a militância a "bater neles nas ruas", seguida das cenas em que Mário Covas foi agredido por manifestantes.

Galera
Grito de guerra de militantes petistas durante o confronto com a campanha tucana ontem pela manhã na Vila Maria: "Tá dominado, tá tudo dominado".

Novo design
Em dificuldade nas pesquisas, o candidato à reeleição a prefeito de Juazeiro (BA), Joseph Bandeira, abdicou de uma marca sagrada do PT: a estrela do partido. Sua propaganda mostra o número 13 emoldurado ora por um círculo, ora por um coração.

Visita à Folha
José Serra, candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, visitou ontem a Folha.

TIROTEIO

Do líder da minoria na Câmara, José Thomaz Nonô (PFL-AL), sobre o presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, ter alegado desconhecer que a arrecadação do show da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano seria destinada ao PT:
-Desde d. João 6º o Banco do Brasil não libera um só níquel sem saber para onde vai, para o que vai e para quem vai.

CONTRAPONTO

Opinião autorizada

Depois de um comício em Salvador, no primeiro turno da campanha presidencial de 2002, Lula e sua mulher, Marisa, deixavam o palanque quando uma eleitora furou a segurança do candidato e atirou-se sobre ele.
Um tanto sem jeito, o hoje presidente abraçou-a e os dois iniciaram uma pequena conversa, na qual ela afirmou ser irmã de Lula por parte de pai. Contou também que morava nos arredores da capital baiana.
No dia seguinte, no lobby do hotel onde a equipe da campanha se hospedara, um fotógrafo mostrou a foto da mulher a Lula na intenção de confirmar se ela era de fato sua irmã.
O petista examinou atentamente a imagem, mas não conseguiu dizer se havia algum parentesco entre eles. Até que Marisa encerrou a discussão:
-Que irmã nada! Era só mais uma eleitora louca para agarrar o Lula. Vamos embora!


Próximo Texto: Número de eleitores cresce 5,33% em relação a 2002
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.