São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2008

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Esquadrão

Em almoço anteontem no Palácio dos Bandeirantes, os governadores José Serra (PSDB-SP), Aécio Neves (PSDB-MG), Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Paulo Hartung (PMDB-ES) discutiram formas de desarmar uma série de "bombas-relógio" já aprovadas ou em tramitação no Congresso. São matérias como a regulamentação da emenda 29, que vincula gastos à saúde, pendente de votação na Câmara, ou o piso nacional de salário para os professores, que passou no Senado pouco antes do recesso. Os quatro concordaram no básico: sem uma articulação maior, vai continuar o festival de aprovação de despesas para os Estados. E para o próximo presidente da República -cargo para o qual havia pelo menos dois postulantes à mesa.



Camomila. Marta Suplicy ligou ontem para Geraldo Alckmin. Perguntou sobre a saúde do adversário, recém-saído do hospital, e desejou-lhe pronto restabelecimento.

É a economia. Veteranos da eleição de 2004 notaram que neste ano há menos gente nas ruas da periferia paulistana durante o dia, donde concluem que há mais gente empregada. Petistas brincam que é Lula tentando atrapalhar a campanha de Marta. Só brincam, pois o efeito que esperam é exatamente o inverso.

Outros tempos. A equipe de Marta decidiu não mobilizar a tradicional claque do PT para recepcionar a candidata amanhã à noite no debate da Band. Avalia-se que, no formato da atual campanha, é muito barulho por nada.

Fratricida. Já alckmistas e kassabistas escalaram "sentinelas" para fiscalizar cada passo dos respectivos aliados no primeiro debate de TV.

Pavimentação. Evandro Lossaco, responsável pelo programa de estradas vicinais do governo de José Serra, acaba de se integrar ao conselho da campanha de Alckmin.

Telhado. Resposta de Jandira Feghali (PC do B) ao prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM), segundo quem a candidata adotou penteado no estilo de Luís 14: "Assim que eu tiver uma folga, comprarei uma peruca nova para ele, que na cabeça não tem nem cabelo nem idéias".

Virtual. Para evitar problemas com a Justiça, os candidatos ficaram fora do palanque de Lula em Salvador. A saída encontrada por João Henrique (PMDB) foi enviar aos jornais foto sua ao celular com a seguinte legenda: "Prefeito fala com o presidente".

ABC de Lula. O PT quer usar a posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, neste sábado, para turbinar campanhas na região. Os sete candidatos do partido estarão ao lado de Lula, que confirmou presença. São esperadas 6 mil pessoas.

Conflito. A OAB se reúne amanhã com sindicatos de metalúrgicos e petroleiros para comprar uma briga com o Judiciário. A queixa é que há excesso de liminares impedindo greves. "Tem muito juiz que nunca trabalhou e não conhece a relação entre capital e trabalho", reclama o presidente da ordem, Cezar Britto.

Zen. Afastado da Operação Satiagraha, o delegado Protógenes Queiroz usa seu blog para recomendar leituras de ioga e divulgar pensamentos de Gandhi enquanto se dedica a um curso de aperfeiçoamento na academia da PF.

Motivos. Sobre o afastamento, Protógenes diz que saiu por questões pessoais, mas ressalva: "a conselho da cúpula da Polícia Federal". Em tempo: quem tem tocado o blog dele é o cunhado.

Nada consta. Principal opositor à usina de Angra 3, o Ministério Público Federal no Rio divulgará nota hoje se dizendo satisfeito com as ponderações feitas pelo Ibama, o que pode ser lido como um sinal verde para a continuidade do projeto da usina.

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

"O déficit nas contas externas é o sinal amarelo para uma crise de grandes proporções, que já atingiu o Brasil no passado quando o governo não permitiu que o câmbio reagisse."

Do deputado LUIZ PAULO VELLOZO LUCAS (PSDB-ES), sobre o saldo negativo das transações de bens e serviços no exterior.

Contraponto

Agente matrimonial

Na última sessão do Senado antes do recesso, Mão Santa (PMDB-PI) presidia os trabalhos e divertia o plenário rasgando elogios a cada um dos oradores.
-O Espírito Santo pode não ter aeroporto, mas tem o mais extraordinário senador da República!-, disse, ao anunciar Gerson Camata (PMDB-ES).
O próximo na fila era Eduardo Suplicy (PT-SP).
-Convido para usar a palavra o senador Suplicy, que tem o direito de ser feliz!
O plenário emudeceu, até que Mão Santa explicou:
-Ele vai visitar o Piauí, a Ilha do Delta, em lua-de-mel com a sua Mônica! Aliás, pode usar o tempo que quiser na tribuna, mas acho que deve ir rápido ao Delta!


Próximo Texto: Associação de juízes decide incluir Kassab na "lista suja"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.