São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO DE JANEIRO
Executiva Regional do partido acusa governador de apoiar reeleição do prefeito Luiz Paulo Conde, do PFL, em detrimento da candidatura de Leonel Brizola
PDT anuncia rompimento com Garotinho

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA SUCURSAL DO RIO

A Executiva Regional do PDT anunciou ontem o rompimento com o governador do Estado do Rio. Anthony Garotinho foi acusado de apoiar a reeleição do prefeito Luiz Paulo Conde, do PFL, em detrimento da candidatura de Leonel Brizola.
Em nota oficial, a Executiva do PDT cita como exemplo o uso de imagens de Garotinho em programas de Conde no horário eleitoral gratuito.
"Não consideramos mais o Garotinho membro do partido", afirmou o vice-presidente regional do PDT, Carlos Lupi, braço direito de Brizola.
Além de infidelidade partidária, a Executiva -sem citar exemplos concretos- também acusa Garotinho de "amealhar vantagens políticas pessoais à custa do desvirtuamento do uso do poder e de violações contra o PDT".
Também por meio de uma nota oficial, Garotinho desqualificou a iniciativa da Executiva Regional afirmando que, por não ter sido convocada em tempo hábil, não tinha legitimidade.
Sem citar o nome de Brizola, o governador disse que não apóia o candidato do seu partido no Rio por ter "sofrido violentas ofensas de caráter pessoal".
Garotinho salientou que, pela lei eleitoral, cabe ao partido entrar na Justiça para impedir a utilização de sua imagem nos programas de Conde.
"Já manifestei publicamente, há semanas, o desejo que a direção do PDT ingressasse na Justiça para proibir a utilização de imagens, mas a incompetência da atual direção estadual não fez absolutamente nada."
A troca de notas marca mais um capítulo da disputa pelo controle do partido entre Brizola e Garotinho -que está com seu processo de expulsão do PDT suspenso graças a uma liminar.
A disputa entre os pedetistas havia esquentado nos últimos dias, depois que Conde -que lidera a última pesquisa Datafolha, com 35% das intenções de voto- dedicou quatro minutos de seu programa eleitoral a mostrar obras conjuntas do governo do Estado e da prefeitura. Exibindo imagens suas com Garotinho, Conde enaltecia seu bom relacionamento com o governador.
Brizola, que está com 9% das intenções de voto na pesquisa Datafolha, reagiu à "participação" de Garotinho. "Ele assina convênios, tira fotos, aparece na TV, é claro que está apoiando", afirmou.
"Com a presença dele no programa eleitoral do Conde, o PDT vai ter que intensificar o exame dessa questão. Não há dúvidas de que ele está nos traindo."

Plantar e colher
Realizada no dia 24, a última pesquisa Datafolha também mostrou que Conde ultrapassou Brizola na preferência dos pedetistas. O prefeito conta com 36% das intenções de voto. Brizola tem apenas 35%. Na pesquisa espontânea, a diferença entre os dois é maior: 29% a 19%.
Além disso, 20% dos simpatizantes do PDT não votaria em Brizola de jeito nenhum -dois pontos percentuais a mais do que Conde (18%).
O governador tentou se esquivar de comentar a reportagem da Folha ontem que mostrou que o prefeito passou Brizola na intenção de votos para o governo da cidade do Rio entre os simpatizantes do PDT. Mas acabou fazendo uma citação. "A Bíblia diz que tudo o que nós plantamos, nós colhemos", afirmou sorrindo.
Lupi afirmou que a acolhida de Brizola "nas ruas" desmente as pesquisas. "Ou o eleitorado está enganando as pesquisas ou está enganando a gente", afirmou ele.


Texto Anterior: Maluf cita Luther King ao justificar promessa
Próximo Texto: Presidente revê estratégia de apoio a tucanos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.