São Paulo, sexta-feira, 30 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESENHO ANIMADO

Inserções de TV do PFL baiano trazem personagem que derrota corruptos e recupera Salvador

Super-ACM ataca com luvas de boxe

Reprodução


OTÁVIO CABRAL
DO PAINEL, EM BRASÍLIA

O polêmico político baiano Antonio Carlos Magalhães, que já atuou como prefeito, governador, ministro e senador, representa agora novo papel para tentar voltar ao cenário político nacional. É o herói de desenho animado Super-ACM, exibido na inserção de TV do PFL baiano.
O personagem é criação do publicitário Fernando Barros, marqueteiro da chapa majoritária do PFL baiano, formada pelos candidatos Paulo Souto (governo) e ACM e César Borges (Senado).
Três comerciais de 30 segundos estão sendo exibidos na Bahia desde quarta. Em todos há um desenho estilizado de ACM, vestido de terno, gravata com a bandeira da Bahia e luvas de boxe.
Em um filmete, o paletó de ACM se transforma em uma capa de super-herói e ele sobrevoa Brasília. Em frente ao Congresso Nacional -de onde saiu para não ser cassado sob acusação de ter violado o painel de votação do Senado-, avista três homens de terno mascarados, simbolizando políticos corruptos.
De suas bocas, saem balões com as inscrições "dinheiro público" e "falcatrua". ACM desce como um raio e usa as luvas de boxe para fazer os três corruptos fugirem correndo. Até um balão com a onomatopéia "pou!", igual às dos antigos filmes do Batman, aparece na tela. No final, o pefelista faz um sinal de positivo e dá o seu tradicional sorriso irônico.
Segundo Barros, bonecos em miniatura do Super-ACM serão distribuídos nos comitês do candidato, que comemora o sucesso do comercial: "Crianças me param na rua para pedir bonecos".
Seus opositores enxergam no personagem uma reprodução da carreira política do ex-senador. "O artista conseguiu expressar perfeitamente o acúmulo de anos de prepotência, autoritarismo e coronelismo que marcaram a vida de ACM", critica o deputado Walter Pinheiro (PT-BA).



Texto Anterior: Cabeça de Eleitor: Ex-eleitor de FHC que vota em Ciro
Próximo Texto: Paraná: Promessa de leite acirra debate entre líderes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.