São Paulo, terça-feira, 30 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Ex-ministro criou contribuição do servidor inativo

DA REDAÇÃO

O deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), 45, ficou conhecido ao assumir o Ministério da Previdência Social no governo Lula. Ele elaborou a reforma da Previdência que criou a contribuição dos servidores inativos.
Berzoini também suspendeu, sem aviso prévio, o pagamento dos benefícios do INSS às pessoas com mais de 90 anos de idade até que elas se recadastrassem. Criou filas de idosos em cadeiras de rodas. Apesar da repercussão negativa, Berzoini disse que não via razão para pedir desculpas aos aposentados, mas depois recuou. O PFL criou o "Troféu Berzoini de Crueldade Popular".
Em janeiro de 2004, Lula deslocou Berzoini para a pasta do Trabalho. Em julho de 2005, Berzoini deixou o ministério para assumir a Secretaria Geral do PT.
Natural de Juiz de Fora (MG), Ricardo José Ribeiro Berzoini começou a trabalhar no Banco do Brasil em 1978, em São Paulo. Em 1985 tornou-se delegado do Sindicato dos Bancários de SP; em 1988, secretário de Imprensa do sindicato; em 1991, secretário-geral; em 1994, presidente. Filiado ao PT desde 1980, foi eleito deputado federal em 1998 com 63.313 votos e reeleito em 2002 com 132.176 votos.


Texto Anterior: Escândalo do "mensalão"/PT X PT: Tarso desiste; Berzoini é o nome do PT de Lula
Próximo Texto: Após derrubar adversário, Dirceu deve deixar chapa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.