São Paulo, quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra entrega homenagem a dissidentes do PMDB

Afago favoreceu possíveis apoiadores da candidatura tucana, como Pedro Simon

PSDB busca acordos com o maior partido brasileiro; governador disse ainda que Itamar Franco foi o único presidente a eleger sucessor


DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência, José Serra (PSDB), homenageou ontem políticos de vários partidos, especialmente do PPS e do PMDB.
O evento ocorreu no momento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem investido em alianças com o PMDB nos Estados, na tentativa de construir palanques fortes para a ministra da Casa Civil e pré-candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff. Ontem, foi a vez do governador de São Paulo fazer um gesto a líderes do partido que fazem oposição a Lula no Congresso.
Serra concedeu a Ordem do Ipiranga, mais elevada honraria paulista, aos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), apontados como possíveis apoiadores da candidatura do tucano. "Hoje defendo candidatura própria. O comando do PMDB busca cargos, favores. Mas vejo que o Serra é um grande candidato", disse Simon.
Também foi homenageado o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB). O Estado tem como vice o tucano Leonel Pavan.
Outros homenageados foram o ex-presidente Itamar Franco e o ex-deputado Roberto Freire, ambos do PPS, aliado do PSDB, e o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).
Serra lembrou que Itamar, cujo nome foi cogitado para a vice de Serra, foi o único a eleger o sucessor que apoiava desde Arthur Bernardes e disse esperar que "continue sendo o único por algum tempo".
De acordo com o governador, o critério de escolha foi a biografia das personalidades e a relação delas com São Paulo. "Tem de todos os partidos, até do PSOL. Não é uma cerimônia partidária", afirmou.
Durante sua fala, porém, surgiram momentos de contraponto ao governo Lula e que lembraram discursos eleitorais. "Precisamos mais do que nunca de um projeto de país, de nação, e esse é outro denominador comum entre todos os nossos homenageados", disse.


Texto Anterior: Meirelles se filia ao PMDB e diz que Presidência "é destino"
Próximo Texto: Mercosul: Tasso Jereissati volta contra adesão da Venezuela
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.