São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investidor abre ação nos EUA por causa de Dantas

GUILHERME BARROS
EDITOR DO PAINEL S.A.

O investidor americano Peter Gruber entrou no dia 14 com ação na Suprema Corte de Nova York contra o Citibank, alegando perdas em investimentos que tem em sociedade com o Opportunity de Daniel Dantas. O pedido de indenização ao Citibank é de US$ 300 milhões.
É a primeira vez que um sócio de Dantas move uma ação contra o Citibank. Gruber é o principal acionista da Globalvest, uma administradora de fundos que tem investido mais de US$ 100 milhões nas empresas de telefonia móvel Telemig Celular Participações e Tele Norte Celular Participações. Na Telemig, o fundo de Gruber tem 22% de participação nas ações ordinárias (com direito a voto), e na Tele Norte, 15%.
Gruber decidiu entrar com o processo após o Opportunity ter movido uma ação contra ele no início do ano em Brasília.
Na ação, Gruber alega que Dantas só entrou com o processo contra a Globalvest para forçá-lo a vender sua participação na Telemig e na Tele Norte. O texto da ação, obtido pela Folha, argumenta que o objetivo de Dantas, ao criar a disputa jurídica, era desvalorizar os papéis de Gruber das empresas de telefonia celular para comprá-los por um valor mais baixo.
O investidor diz na ação que foi procurado nos EUA por Roberta Fischer, que se disse agente de Dantas e fez proposta de compra das ações dele das empresas de telefonia móvel.
Gruber entrou com a ação contra o Citibank porque entende que os recursos administrados pelo Opportunity são de fundos do banco americano. Procurados pela Folha, o Citibank e Peter Gruber preferiram não se pronunciar sobre a ação.


Texto Anterior: Opportunity nega vínculo com espionagem da Kroll
Próximo Texto: "Estou preocupado", ironiza Dirceu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.