São Paulo, domingo, 30 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relação de petistas com a ilha é antiga

DA REDAÇÃO

A relação de petistas com Cuba vem de longa data. Foi na ilha, por exemplo, que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT-SP) se exilou, de 1969 a 1975. Mais de uma vez, o deputado disse ter uma "dívida de gratidão" com o país.
Dirceu rumou para Cuba após ter sua liberdade trocada pela do embaixador americano sequestrado Charles Elbrick.
No ano passado, o solo cubano foi o destino das férias de 11 dias de Dirceu e do ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP). Foi recepcionado por Sérgio Cervantes, a quem conheceu na década de 60, e que, segundo reportagem da revista "Veja", teria intermediado o repasse de US$ 3 milhões de Cuba, destinados a financiar a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Cervantes serviu como diplomata cubano no Brasil e foi a primeira autoridade a tratar com o governo brasileiro do reatamento das relações diplomáticas entre Brasil e Cuba, em 1986. Lula e Cervantes também se conhecem há décadas, desde o tempo de movimento sindical, no ABC paulista.
Em 2003, quando esteve em viagem oficial a Cuba, Lula recebeu críticas por não ter incluído nos discursos a questão dos direitos humanos -o governo de Fidel é acusado de prisões e execuções arbitrárias de dissidentes políticos, artistas e jornalistas. O governo afirmou que o tema foi tratado reservadamente com o cubano. Na Comissão de Direitos Humanos da ONU, a gestão Lula não tem apoiado resoluções que condenem Cuba por violações.
Em novembro de 2004, Lula defendeu a "ampliação do diálogo" dos países latino-americanos com Cuba, que chamou de "nação-irmã", em reunião do Grupo do Rio.

Revolução
Desde 1959, Cuba vive em um regime totalitário comandado por Fidel Castro. A Revolução Cubana pôs fim ao governo pró-EUA de Fulgêncio Batista e deu início a um amplo programa de reformas. A reação americana foi imediata. Isolada política e economicamente, Cuba aproximou-se da URSS e transformou-se no primeiro país socialista da América.


Texto Anterior: Lula não pressionou, diz Meirelles
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Caixa dois: Oposição prepara ação para minar o PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.