UOL

São Paulo, domingo, 30 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIBLIOTECA FOLHA

Clássico publicado em 1906 narra os tormentos de um adolescente num rigoroso colégio militar na Áustria

"O Jovem Törless" é o próximo romance

DA REDAÇÃO

"O Jovem Törless", que a Biblioteca Folha lança no próximo domingo, foi o primeiro livro escrito pelo austríaco Robert Musil. Publicado em 1906, é considerado um dos clássicos do século 20.
Baseado em sua própria experiência, Musil narra os tormentos do adolescente Törless numa escola militar do antigo império austro-húngaro. Lugar de disciplina rígida e formação severa, o colégio é também o espaço onde vão se manifestando aos poucos diferentes perversões dos alunos. Por fim, todo um clima de violência e irracionalismo passa a impregnar as relações no internato.
A descrição feita por Musil do ambiente doentio do colégio e dos mecanismos de ódio e dominação foi interpretada como uma antevisão do terror nazista.
Musil nasceu em 1880. Estudou engenharia e filosofia. Trabalhou como bibliotecário e editor. Lutou na Primeira Guerra Mundial.
Em 1930, lançou o primeiro tomo de sua obra-prima, "O Homem Sem Qualidades". Dois outros volumes seriam publicados (em 1933 e 1945), mas o romance permaneceu inacabado. Musil morreu em 1942, em Genebra, na Suíça, para onde se mudara após a anexação da Áustria por Hitler.


Texto Anterior: Saúde: Em combate à dengue, ministro é impedido de entrar em casa no Rio
Próximo Texto: Elio Gaspari: Prestes estendeu a mão a Vargas em 1942
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.