São Paulo, terça-feira, 30 de novembro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Em cartaz
No domingo, antes da apresentação de "A Casa dos Budas Ditosos" em SP, foram anunciadas as presenças, na platéia, de Aloizio Mercadante e FHC. O senador petista recebeu palmas. O ex-presidente foi aplaudido de pé, ao som de "volta, volta".

Não é nada
Mais tarde, quando alguém comentou a recepção calorosa, Fernando Henrique brincou: "Deve ter sido apenas para aborrecer o Mercadante".

Barra energética
Embalado pelo "volta, volta", FHC fez ontem suas mais pesadas críticas ao governo Lula. "O rei está nu", declarou o ex-presidente no instituto Sergio Motta.

Daqui eu não saio
Conclusão de quem assistiu à palestra do ex-presidente ontem: Geraldo Alckmin até poderá ser o candidato tucano ao Planalto, mas antes terá de suar para tirar FHC do centro do palco.

Araponga vaidoso
Não é o general Jorge Félix, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, quem presenteia visitantes com foto autografada. O hábito é cultivado por Mauro Marcelo, diretor da Abin.

Rodízio
Caberá à agência de Duda Mendonça a produção da revista-balanço de dois anos da gestão Lula. Paulo de Tarso, outro marqueteiro do governo, respondeu pelas publicações dos dois semestres anteriores.

Onde pega
Parte da bancada do PMDB na Câmara topa ficar no governo, mas não quer mais Eunício Oliveira como ministro da sigla.

Saideira
Antes de abandonar a assessoria especial de Lula, Frei Betto passará cinco dias na Alemanha representando o governo em um seminário. Com ônus limitado para os cofres públicos.

Papai Noel 1
Assessores especiais dos ministros do Supremo Tribunal Federal negociam com os chefes aumento de salários, que sairiam de uma média de R$ 7 mil para R$ 15 mil, maiores que os de juizes de primeira instância.

Papai Noel 2
Os assessores do STF têm como missão, entre outras tarefas, ajudar os ministros nos votos. Argumentam que é um trabalho altamente qualificado, o que justificaria o aumento. O reajuste poderá ser via projeto de lei.

Cinto apertado
Comandada por Milton Leite, peemedebista próximo à gestão Marta Suplicy, a Comissão de Finanças da Câmara paulistana deverá propor hoje a redução da margem de remanejamento de verbas de José Serra em 2005 dos atuais 15% para apenas 5%.

Efeito comparativo
Diminuir o oxigênio da futura prefeitura tucana enquanto o PT ainda comanda a Câmara é estratégico para Marta. Petistas afinados com a prefeita avaliam que o eventual desgaste do tucano a fortaleceria para disputar o governo paulista em 2006.

De mudança
O PTB pode até perder o Trabalho na reforma que Geraldo Alckmin prepara, mas deverá ser realocado no governo. Sem o apoio do líder do partido no Estado, Campos Machado, fica difícil para os tucanos manter a presidência da Assembléia.

Ciúme de você
O governo paulista vai construir uma Fatec na zona sul da capital, reivindicação de Enio Tatto (PT). A escolha aumentou o descontentamento de aliados de Geraldo Alckmin na Assembléia, que aguardam na fila.

Visita à Folha
José Mentor, deputado federal pelo PT-SP e relator da CPI do Banestado, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Rivaldo Chinem, jornalista.

TIROTEIO

Do líder do PSDB na Câmara paulistana, Dalton Silvano, sobre os estragos da chuva em obras da prefeitura e as dificuldades financeiras de São Paulo:
-Na campanha, o PT prometeu o céu, mas deixará um inferno para a população da cidade.

CONTRAPONTO

Trocando as bolas

Os paulistas Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) e Vicentinho (PT) conversavam na semana passada na Câmara dos Deputados sobre os conceitos de esquerda e direita, quando o petista começou a relembrar sua prisão durante a ditadura militar.
Dirigente sindical nas greves do ABC que marcaram o início da década de 80, ele foi preso no mandato do então presidente, general João Batista Figueiredo, morto em 1999.
Temeroso pela saúde da mãe, Vicentinho ligou para casa com o propósito de tranqüilizá-la.
-O presidente mandou me prender, mas estou bem.
Ao contrário do que imaginara, do outro lado da linha a mãe não demonstrou susto, nem sequer uma ponta de desespero.
-Eu já esperava, meu filho. Sempre soube que esse Figueiredo era um comunista!


Próximo Texto: Governo é "incompetente" e "o rei está nu", afirma FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.