São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contag ameaça se desfiliar da CUT após evento

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Principal entidade sindical dos trabalhadores rurais do país, a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) ameaça se desfiliar da CUT (Central Única dos Trabalhadores). A direção da Contag diz estar irritada com a participação do presidente da CUT, João Felício, num congresso organizado na semana passada, em Luziânia (GO), pela Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Brasil). Recém-criada, a Fetraf é dissidência da Contag, criada em 1963 e que reúne 27 federações nos Estados -17 filiadas à CUT. Dos 4.108 sindicatos ligados à Contag, pelo menos mil, segundo a entidade, são filiados à central.
No evento, que teve a participação do presidente Lula, João Felício discursou em apoio à criação da Fetraf-Brasil, o que irritou a direção da Contag. "O presidente da CUT revela não só desconhecimento da nossa atuação, bem como desqualifica a participação de toda uma categoria nos processos de organização unitária e classista", afirma Manoel José dos Santos, presidente da Contag.
A Contag exige que a CUT defina a confederação como a única que "representa os trabalhadores rurais e os agricultores familiares no interior da CUT". E afirma: "É inaceitável que dirigentes da CUT, em vez de procurar unificar e fortalecer a organização dos trabalhadores filiados a CUT, procurem nos dividir para atender a interesses pessoais ou de grupos". A CUT não se pronunciou até o fechamento desta edição. (EDS)


Texto Anterior: CPI da Terra: Comissão aprova relatório contra MST
Próximo Texto: Panorâmica - Campo minado: Liminar do STJ suspende prisão de José Rainha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.