São Paulo, sábado, 31 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aécio cogita pôr PSDB informal na aliança de BH

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O governador tucano de Minas, Aécio Neves, e o PSDB cogitam que o partido participe informalmente da aliança com o PT em Belo Horizonte, após a decisão de ontem do Diretório Nacional petista, apurou a Folha.
O PT-BH vai insistir para ter oficialmente o PSDB na aliança. Mas tucanos e petistas envolvidos na articulação não vêem mais chance de abertura por parte da direção do PT. Por isso disseram que Aécio, num "gesto de grandeza", como dito, aceitaria o PSDB na informalidade.
Nos bastidores, tucanos dizem que caberá ao PSDB piscar primeiro por avaliar que não há mais margem de manobra para o prefeito petista Fernando Pimentel. Caberia então a Aécio ceder em nome de um entendimento, o que, avaliam, sinalizaria positivamente para o país.
Desde o início da busca pela aliança, Aécio tem tentado reforçar sua imagem de conciliador. Na disputa com o governador José Serra (SP) pela indicação no PSDB à candidatura presidencial de 2010, ele vê na sua capacidade de aglutinação um simbolismo importante.
O prejuízo para a aliança em torno de Márcio Lacerda (PSB), o pré-candidato da coalizão, seria a perda do tempo do PSDB na propaganda eleitoral. E Aécio não poderia aparecer na TV. (PAULO PEIXOTO)


Texto Anterior: PT nacional atenua decisão contra aliança com tucanos
Próximo Texto: Desvio do Detran-RS teria financiado imóveis de luxo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.