São Paulo, sábado, 31 de julho de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Última barreira
A tropa de choque governista na CPI do Banestado, que vinha evitando a todo custo a convocação do presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, para depoimento, avalia que não terá mais como manter essa posição.

Senso de ocasião
Casseb, a quem a mais recente "IstoÉ" atribui movimentação financeira no exterior não declarada à Receita, está na mira da oposição, que promete ressuscitar o requerimento de convocação tão logo acabar o recesso.

Outra história
Tomando emprestada a máxima do filósofo petista José Genoino, o núcleo do governo avaliava, na noite de ontem, que "Candiota é uma coisa, e Casseb é outra coisa". Em bom português, que o presidente do Banco do Brasil não jogará a toalha.

Ecumenismo 1
Nem só de patrocínios ao PT vive o BB. É do banco o apoio à 24ª Convenção Anual do Comércio Atacadista e Distribuidor, que acontecerá de 10 a 13 de agosto em Curitiba e terá como palestrante o tucano-maior Fernando Henrique Cardoso.

Ecumenismo 2
Além de variar de partido, o BB trocou também de astro sertanejo. Sai a dupla Zezé Di Camargo e Luciano, que animou a festa petista, e entra o cantor Daniel, encarregado de embalar o evento da Abad em Curitiba.

Inesquecível
Gilberto Gil viajou a Cachoeira, pólo de turismo cultural baiano, com o governador pefelista Paulo Souto. Em discurso, exagerou. Disse que tinha 62 anos e 60 de lembranças. "Guardo na memória o sabor do bife acebolado do hotel Colombo".

Tô de mal
Em Cachoeira, uma faixa aborreceu o ministro da Cultura: "Gil, aquele abraço pra você que nos esqueceu, graças a Deus. Saudações quilombolas".

Teles na mira 1
Um dos nós da disputa entre Brasil Telecom e Telecom Itália, a venda da CRT gaúcha está sob investigação da Polícia Federal. A suspeita de superfaturamento de US$ 250 mi pode ainda ser retomada pelo Ministério Público.

Teles na mira 2
Na documentação em poder da PF, há depoimentos de diretores da Previ, sócia da Brasil Telecom, acusando o governo FHC de favorecer o negócio. E carta de um publicitário apontando ao então presidente um ex-ministro que faria o lobby.

Ainda pulsa
O inquérito sobre a venda da telefônica gaúcha segue normalmente na PF. O Ministério Público, que havia arquivado o pedido de investigação, analisa recurso do deputado petista José Eduardo Cardozo (SP).

Plano B
Coordenador do programa de governo tucano em São Paulo, José Aníbal vai disputar uma vaga na Câmara. O ex-deputado havia recebido em março a sugestão de concorrer. À época, como ainda pretendia ser o candidato a prefeito, recusou.

Operação abafa
Peruas da campanha do PT infernizaram ontem a vida de Paulo Maluf. Enquanto o candidato tentava conversar com eleitores na zona sul da capital, uma pequena frota circundou a trupe do PP e tocou, no último volume, os jingles da petista.

Mutação
Não é apenas em Juazeiro (BA) que o candidato petista à reeleição resolveu abdicar dos símbolos do partido. Em Dourados (MS), a marquetagem do prefeito fez a tradicional estrela vermelha virar multicolorida, além de sumir com a sigla PT das peças publicitárias.

TIROTEIO

Do vereador tucano Ricardo Montoro sobre declaração do petista Eduardo Suplicy, que disse ter visitado um túnel com sua ex-mulher, Marta, na condição de "senador que acompanha obras importantes":
-Ele se mostra tão prestativo que gostaria de convidá-lo a examinar a maquiagem de R$ 10 bilhões feita pela prefeita no balanço patrimonial da administração, que pode impedir a liberação de recursos no Senado.

CONTRAPONTO

Yes, nós temos banana

Nas viagens que fazia ao interior, o governador Mário Covas, morto em 2001, costumava alertar seus assessores próximos antes de deixar a capital paulista:
-Não me dêem boas notícias. Quero chegar de mau humor.
Até hoje ninguém sabe se era brincadeira ou não. Na dúvida, preferiam deixá-lo quieto. Certa vez, a bordo do helicóptero do governo de São Paulo, o tucano tirava uma soneca quando um jovem auxiliar sentiu fome.
O novato resolveu servir-se de uma das frutas à disposição da pequena comitiva. E escolheu logo a única banana da cesta. Começava a descascá-la quando um secretário comentou, em tom ameaçador:
-Banana é a única fruta de que o governador gosta.
O rapaz, lívido, perguntou:
-O senhor acha que ele vai perceber se eu recoloca a casca no lugar?- e iniciou cuidadosamente o processo.


Próximo Texto: Pressionado por denúncias, Casseb já ameaça deixar BB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.