São Paulo, terça-feira, 31 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após avaliação de saúde, Justiça manda juiz Nicolau de volta à carceragem da PF

LILIAN CHRISTOFOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto, 79, voltou à carceragem da Polícia Federal de São Paulo na última sexta-feira. Condenado a pelo menos 26 anos de prisão por crimes relacionados ao desvio de verba do Fórum Trabalhista, Nicolau estava em prisão domiciliar por apresentar quadro de depressão considerada grave.
A decisão da juíza Paula Mantovani Avelino, da 1ª Vara Federal Criminal, de restabelecer o regime fechado, foi baseada em laudos de profissionais da Coordenação de Saúde da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado. Os laudos citam que o juiz apresenta "postura de passividade que beira o teatral", que "não chora de forma natural" e demonstra "sinais de agressividade, sendo pessoa controladora, centralizadora e pouco flexível".
"A avaliação realizada no acusado demonstra que seu quadro de saúde melhorou e não há mais risco de suicídio. Aliás, a avaliação de certa forma sugere que Nicolau parece estar "fingindo" sintomas, possivelmente para perpetuar a situação atual de prisão domiciliar", informou a juíza.
No estudo, o médico diz que o juiz apresenta, no máximo, "reação depressiva pela situação em que se encontra".
O advogado Ricardo Sayeg afirmou que irá recorrer hoje ao TRF. "O juiz Nicolau foi para casa para ter uma sobrevida, não para morrer".


Texto Anterior: Mandato de governador da Paraíba é cassado por TRE
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.