São Paulo, sábado, 31 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Malan defende Armínio à frente do BC até março

DA REPORTAGEM LOCAL

O ministro da Fazenda, Pedro Malan, defendeu ontem que o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, permaneça em seu cargo no começo do próximo governo. "Permito-me sugerir que Armínio seja mantido ao menos até março. Creio que o futuro presidente só teria a ganhar com isso."
Durante palestra em São Paulo, o ministro argumentou que em janeiro o Congresso estará em recesso. Fevereiro, quando retomadas as atividades, seria usado para a composição das bancadas e comissões, além da escolha do presidente da Casa. Assim, segundo ele, o novo indicado para dirigir o BC somente poderia ser sabatinado e aprovado pelo Senado no final de março.
Manter Armínio, segundo o ministro, "reduziria a inquietação do mercado".
Malan defendeu a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional do artigo 192 da Constituição, que regulamenta o sistema financeiro e define as regras para a autonomia do BC. Usou como parâmetro o México. "Durante 75 anos [71, na verdade], o México foi governado pelo mesmo partido, mas quando fez a transição não houve turbulência, justamente devido à liberdade operacional do BC", disse Malan. (JOSÉ ALAN DIAS)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: CNBB teme que aliança entre Lula e Sarney seja apenas "conchavo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.