São Paulo, sábado, 31 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Taxa cai de um patamar de 40% para 25% no espaço de uma semana, revela pesquisa

Horário na TV perde fôlego e tem queda de audiência

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

A audiência do horário eleitoral gratuito teve uma queda expressiva em sua segunda semana de exibição, indo de um patamar de 40% dos entrevistados para 25%, de acordo com rastreamento telefônico feito pelo Datafolha.
No rastreamento, o instituto faz três pesquisas por semana -sempre nos dias seguintes às exibições dos programas eleitorais dos candidatos à Presidência.
Entre outras questões, o Datafolha indaga se o entrevistado viu alguma das propagandas no dia anterior, seja de dia ou à noite.
Na série de cinco programas até anteontem, o primeiro (exibido no dia 20) e o segundo (dia 22) tiveram audiência de 40%.
No programa de sábado (dia 24), a audiência caiu para 24% -o que é considerado normal para o dia da semana, mas foi agravado por problemas de sincronia entre som e imagem.
A queda se tornou significativa nos programa de terça (dia 26), que registrou audiência de 29%, e quinta (dia 28), de 25%.
Esse movimento pode ter beneficiado o candidato José Serra (PSDB), que iniciou ataques a Ciro Gomes (PPS) já no primeiro programa, com o bordão "Ciro. Mudança ou problema?".
A resposta mais contundente de Ciro, classificando os ataques de Serra de "golpes baixos", veio no sábado, quando a audiência já havia caído.
Como o rastreamento é feito só com eleitores que têm telefone fixo em casa -são cerca de 54% do eleitorado brasileiro-, ele não representa a opinião de todos os eleitores. No caso da pesquisa de audiência, a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.



Texto Anterior: Tour Carioca: Petista participa de 'barqueata'
Próximo Texto: Folclore Político - Jarbas Passarinho: Malogro revolucionário no Pará
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.