São Paulo, quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Velório de d. Luciano leva 20 mil pessoas a Mariana

Movimentos sociais acompanham sepultamento

DA ENVIADA ESPECIAL A MARIANA (MG)

O corpo de d. Luciano Mendes de Almeida, que morreu no domingo vítima de câncer, foi enterrado ontem à tarde na cripta da catedral de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG). Segundo a Guarda Civil, entre segunda e ontem 20 mil pessoas foram ao velório.
Os sinos da Catedral de Mariana, papéis picados e panos brancos que representavam a ressurreição receberam o corpo, que chegou à cripta da igreja às 13h de ontem. Segundo a Guarda Civil da cidade, 4.500 pessoas acompanharam em pé a missa de encomenda do corpo, que durou quase três horas.
Pouco antes do cortejo sair da igreja de Nossa Senhora do Carmo para a catedral, alguém gritou: "Dom Luciano continua vivo!". "Na luta com o povo!", responderam, diante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Aécio Neves, integrantes de movimentos sociais, fiéis e cerca de 200 padres que acompanhavam o velório.
As bandeiras do MST chamavam a atenção ontem diante da catedral. Pelo menos três ônibus com integrantes de movimentos sociais, área principal de atuação do arcebispo, foram à Mariana. O padre Antonio Claret Fernandes, coordenador estadual do movimento dos atingidos por barragens, discursou pouco antes do sepultamento, afirmando, na presença de Aécio Neves, que d. Luciano evitou o massacre de integrantes dos movimentos sociais em abril deste ano em Belo Horizonte por policiais de Minas.
"Foi moderado no discurso, radical na prática. Vai depender de nós a luta continuar", disse Fernandes. Segundo ele, recentemente o arcebispo foi à Cemig pedir a redução de tarifas para a população pobre.
Também dois irmãos de dom Luciano discursaram. Cândido Mendes, o mais velho, disse que na manhã de ontem o papa Bento 16 recebeu a visita de um amigo do arcebispo: "Vendo o retrato de dom Luciano, [o papa] teve um frêmito de alegria, e disse: esse é um santo bispo". Ele pediu que ninguém diga que dom Luciano descansou. "Descansou coisa nenhuma. Ele está fazendo muito barulho na comunhão dos santos".


Texto Anterior: Congresso: Para senador, legislatura é medíocre e há "putrefação moral"
Próximo Texto: Artigo: Leia último artigo escrito por d. Luciano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.