São Paulo, quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula "estrangula" a Volkswagen, afirma Serra

DA REPORTAGEM LOCAL

O tucano José Serra responsabilizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos problemas da Volkswagen. Anteontem, a empresa enviou cartas de demissão para 1.800 trabalhadores.
De acordo com o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, a política econômica de Lula está "estrangulando" a montadora.
"É uma ironia que o presidente da República, sendo de São Bernardo, praticamente faça com que o governo cruze os braços diante dessa crise", disse Serra. "Em São Bernardo, a Volkswagen é responsável por cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos, e ela está sendo estrangulada pela política econômica federal."
Serra criticou a sobrevalorização do real e a taxa de juros. "A dificuldade da Volkswagen e da indústria automobilística em geral é a política de juros e de câmbio, que torna o dólar baratíssimo, barateia ao máximo as importações e encarece as exportações brasileiras."
Para o tucano, uma solução a curto prazo só é possível caso haja mudanças na economia e "uma negociação que dê apoio às empresas em dificuldade por causa dessa política econômica".
(LEANDRO BEGUOCI)


Texto Anterior: Eleições 2006/São Paulo: Kassab contradiz Serra sobre escola de lata
Próximo Texto: Nos estados - Rio de Janeiro: Sérgio Cabral, do PMDB, venceria eleição já no primeiro turno, diz Ibope
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.