São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula ultrapassa Alckmin em duas regiões paulistas

DA REPORTAGEM LOCAL
DA REDAÇÃO

Apesar de ter perdido em São Paulo, onde obteve 47,7% dos votos válidos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou mais de 2,5 milhões de eleitores em relação ao primeiro turno, teve votações maiores em todas as 15 mesorregiões do Estado e chegou a ultrapassar Geraldo Alckmin em duas, a Baixada Santista e a metropolitana.
A diferença entre os percentuais de votos dos dois turnos variou de 10 a 13 pontos, esta última na região de Ribeirão Preto. O secretário de Organização do PT de SP, Luiz Turco, atribuiu o avanço à polarização do segundo turno e ao empenho de deputados eleitos e derrotados, além da ajuda de material novo da campanha, que pontuava as diferenças entre os dois candidatos.
Em regiões como Campinas e São José do Rio Preto, o PT atribuiu o avanço à ajuda das prefeituras. O partido contou também com o empenho de prefeitos de legendas oposicionistas, a exemplo de Carlos Aimar (PFL), de Araçariguama.
Na Baixada Santista, apesar de o petista ter apoio apenas da prefeitura de São Vicente, teve ajuda de outras lideranças, avalia Brito Coelho, coordenador da campanha petista na região.
(FABIANE LEITE E ANA PAULA BONI)

Texto Anterior: Eleições 2006/Mapa do voto: PT expande cinturão na periferia paulistana
Próximo Texto: Eleições 2006/Rio de Janeiro: Cabral defende apoio do PMDB a Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.