São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERNAMBUCO

Eleito defende reforma política e tributária e reativação da Sudene

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O governador eleito de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), defendeu a reativação da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e a discussão imediata das reformas tributária e política.
O ex-ministro disse apoiar o financiamento público das campanhas e as eleições conjuntas, com coincidência dos mandatos. Sobre os tributos, quer a criação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado).
"Vamos nos empenhar para fazer um debate da reforma política que não seja para a eleição seguinte, como o Brasil tem feito desde 1982", disse Campos. "Toda eleição tem uma lei eleitoral, e não temos uma reforma que desejamos", declarou.
"Sobre a reforma tributária, é fundamental ativar a produção no Brasil para termos mais crescimento, menos exportação de renda da periferia para o centro econômico do país", disse. "Para nós, nordestinos, é muito importante, nesse contexto, a ativação da Sudene."
Campos concordou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva não conseguiu viabilizar em quatro anos a recriação da autarquia, extinta pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas lembrou que os governadores foram também responsáveis pela crise.
"Os governadores, naquele momento, tiveram uma visão, a meu ver, atrasada", disse. "Pegaram, cada um, um pouquinho de tributação e inviabilizaram a Sudene, que ficou bonita nas palavras e sem orçamento."
Campos disse que tem conversado com seus colegas eleitos para tentar firmar com eles um "compromisso em torno de uma Sudene fortalecida".
"Não queremos privilégio nem favores, o Nordeste quer ter oportunidade de ajudar o desenvolvimento nacional", afirmou o governador eleito.


Texto Anterior: Eleições 2006/Rio de Janeiro: Cabral defende apoio do PMDB a Lula
Próximo Texto: Santa Catarina: Luiz Henrique diz que Lula optou pela direita e que fará oposição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.