São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SANTA CATARINA

Luiz Henrique diz que Lula optou pela direita e que fará oposição

DA AGÊNCIA FOLHA

O governador eleito de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), 66, disse ontem que o governo Lula "optou pela direita" e que fará oposição ao presidente até que o Estado "deixe de ser discriminado".
Segundo ele, Lula terá de promover um pacto federativo se quiser governar e estancar a crise. Reeleito com 1.685.184 votos (52,7%), diz que bateu de vez a "direita de Esperidião Amin [PP]" -seu adversário, apoiado por Lula. (THIAGO REIS)  

FOLHA - Como fica a relação no próximo mandato de Lula?
LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA
- Espero que o próximo governo não discrimine os Estados como Santa Catarina.

FOLHA - O sr. continuará fazendo oposição?
LUIZ HENRIQUE
- Eu já disse ao presidente [do PMDB] Michel Temer que devem ser estabelecidas premissas para qualquer conversa. A primeira é o pacto federativo. É fundamental para que Lula possa governar, para que a crise social se estanque.

FOLHA - O sr. foi o único peemedebista do Sul a apoiar Geraldo Alckmin. Como fica esse jogo de forças?
LUIZ HENRIQUE
- A região do Codesul [Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul], com a Yeda [Crusius, tucana, eleita governadora do RS], comigo e com o [André] Puccinelli [peemedebista, eleito governador de MS], ficou caracterizada por ter votado majoritariamente em Alckmin e temos que ser fiéis a esses votos. O PT e Lula optaram pela direita em Santa Catarina, por aqueles que tendiam ao regime autoritário.

FOLHA - Quais serão as reivindicações do Estado a Lula?
LUIZ HENRIQUE
- [Pedimos] que o governo deposite [dinheiro] no Fundo Social do Estado. E que nos dê o cadastro da CPMF, para combatermos a sonegação e elevarmos a receita do ICMS.


Texto Anterior: Pernambuco: Eleito defende reforma política e tributária e reativação da Sudene
Próximo Texto: Tendência da eleição foi antecipada por Datafolha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.