São Paulo, Sexta-feira, 31 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anatel orienta operadoras para aumentar período de desconto

da Sucursal de Brasília

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) orientou as operadoras do sistema de telefonia a ampliarem o período de desconto nas tarifas para ligações hoje para diluir o fluxo ao longo do dia e evitar congestionamento na virada do ano.
Segundo o gerente de Regulamentação Técnica da Anatel, Gilsom Moura de Oliveira, a intenção é evitar a concentração de ligações entre as 22h de hoje e a 1h de amanhã. A Anatel estima que o fluxo de ligações na virada do ano aumente cerca de 40%.
Normalmente, os descontos de 50% no valor da tarifa valem a partir das 21h. A Anatel sugeriu que a tarifa especial hoje comece a valer a partir das 14h.
As operadoras de telefonia móvel e fixa que atuam no Distrito Federal não vão aumentar o período de vigência das tarifas reduzidas. Segundo assessores da Tele Centro Sul (telefonia fixa), da TCO (Centro-Oeste Celular) e da Americel, ambas de telefonia celular, as redes das três empresas têm capacidade para suportar o aumento do tráfego.
As duas operadoras de telefonia celular atendem DF, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia. A Tele Centro Sul abrange também Paraná, Santa Catarina e a região de Pelotas (RS).
Segundo a Anatel, o bug do ano 2000 não deverá afetar a telefonia porque o sistema de ligações não leva em conta a data.
A Telemar -empresa de telefonia fixa que atua em 16 Estados- e a Telefônica Celular (que atua no Rio e Espírito Santo) anunciaram a redução de 50% nos preços das ligações na passagem do ano, a partir do início da tarde.
Na Telefônica Celular, o desconto começa ao meio-dia de hoje e vai até as 7h de amanhã e vale para as ligações locais e para os interurbanos. Na Telemar, a promoção vai das 14h de hoje às 5h de sábado, mas só beneficia as chamadas interurbanas.
Além dos descontos, as operadoras montaram um verdadeiro esquema de guerra para enfrentar a ameaça do bug e garantem que não há risco de colapso.
A Embratel manterá 600 funcionários de plantão na passagem do ano e está aconselhando os assinantes de telefonia fixa e celular a não fazerem ligações após as 22h.
No bairro de Copacabana, no Rio, onde são esperadas entre 3 milhões e 4 milhões de pessoas para assistir à queima de fogos, é a grande preocupação da Telefônica Celular.
A empresa, que manterá 180 funcionários de plantão, colocou duas estações móveis de transmissão para diminuírem o congestionamento telefônico no bairro. A ATL -operadora celular da banda B que concorre com a Telefônica Celular- tomou providência semelhante: colocou sete estações de transmissão móveis nos bairros de Ipanema, Copacabana e Leblon.
Em São Paulo, as operadoras afirmam ter resolvido todos os problemas com o bug.
Não haverá nenhuma alteração na política de tarifas das operadoras paulistas -Telefonica, BCP e Telesp Celular.
A TIM Celular Sul, holding que opera a telefonia móvel no Paraná, em Santa Catarina e na região de Pelotas (RS), oferecerá desconto de 30% para ligações realizadas entre as 8h e as 20h de hoje.


Colaboraram a Reportagem Local, a Sucursal do Rio e a Agência Folha em Curitiba

Texto Anterior: Bug do ano 2000: Apagões isolados podem atingir grandes cidades
Próximo Texto: Pedágio será liberado se houver pane
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.