Campinas, Quarta-feira, 02 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Analfabetos serão mapeados; região tem maior índice do Estado, 7,7%, segundo o Seade
Campinas terá alfabetização solidária

RAQUEL LIMA
free-lance para a Folha Campinas

O município de Campinas vai ser incluído no Programa de Alfabetização Solidária, uma parceria entre o MEC (Ministério da Educação), empresários, universidades e prefeituras.
A região apresenta a maior taxa de analfabetismo do Estado, 7,7%, segundo levantamento de 1998 da Seade (Fundação Sistema Estadual de Dados).
A previsão é que as aulas comecem a ser ministradas a partir de agosto deste ano, segundo a coordenadora do projeto pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Sylvia Bueno Terzi. Em julho, está programada a capacitação dos professores.
"Eles serão pessoas das próprias comunidades que vão ser atendidas", disse Sylvia.
A coordenadora disse que tenta junto à Secretaria Municipal da Educação e entidades ligadas à alfabetização de jovens e adultos o mapeamento das regiões onde há índice de analfabetismo na cidade e a demanda.
Segundo Sylvia, a Coordenadoria Executiva do Projeto, em Brasília, decidiu ampliar o projeto para os grandes centros urbanos no ano passado.
"A população desses centros solicitou sua inclusão no programa, pois a taxa de analfabetismo na periferia das grandes cidades é alto", disse a coordenadora.
O programa já funciona em São Paulo e no Rio de Janeiro e, até o final do primeiro semestre, deve funcionar em Brasília, segundo a coordenadora.
"O programa se estende aos municípios que estão na abrangência de até 100 km destes centros", afirmou.
O Programa Alfabetização Solidária atua em 1.003 municípios das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e já atendeu mais de 800 mil alunos, informou a coordenadora em Campinas.
De acordo com Sylvia, o custo mensal do programa é de R$ 34 por aluno.


Texto Anterior: Orpinelli já confessou 12 assassinatos
Próximo Texto: Prefeitura não tem informação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.