Campinas, Sexta-feira, 08 de Outubro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campinas tem uma policial para cada 2.800 estudantes

free-lance para a Folha Campinas

Cada uma das 50 policiais femininas que fazem o policiamento nas 145 escolas estaduais de Campinas é responsável por 2.800 dos 140 mil alunos matriculados na rede, segundo a Polícia Militar.
Nas 168 escolas municipais, a ronda policial é realizada por 300 dos 408 guardas municipais, segundo o secretário da Segurança Pública de Campinas, Ruiryllo Pedro de Magalhães.
"Só atendemos as escolas estaduais quando somos chamados. Os índices de violência em Campinas estão altos", afirmou o secretário.
Para o comandante do CPAI-2, coronel Élzio Lourenço Nagalli, não há como a PM vigiar 24 horas por dia todas as escolas ao mesmo tempo.
Sobre o caso ocorrido anteontem, ele disse se tratar de uma ocorrência isolada, pois a polícia já teria solicitado a retirada do zelador da escola, suspeito de envolvimento em atividades ilegais com os estudantes.

Estatística
De acordo com a 1ª Companhia de Policiamento Feminino de Campinas, entre janeiro e junho deste ano foram registradas 6.532 ocorrências nas escolas estaduais da cidade.
Do total de ocorrências, houve uma tentativa de homicídio, dois estupros e outras sete tentativas de estupro, segundo o levantamento.
Mesmo vigiadas pela Polícia Militar, as escolas foram invadidas 725 vezes, de acordo com a 1ª Cia da PM.
Foi apontado pela polícia, ainda, o registro de 322 lesões corporais e 135 ameaças de bombas caseiras.
Onze pessoas foram presas em flagrante e 119 adolescentes foram encaminhados à DIJ (Delegacia da Infância e da Juventude) de Campinas.


Texto Anterior: Insegurança: Mãe diz que local era ponto de drogas
Próximo Texto: Violência 3: Polícias Militar e Civil falham e trocam acusações sobre a chacina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.