Campinas, Domingo, 9 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

4.000 ameaçam nova greve na Saúde

da Folha Campinas

Os cerca de 4.000 funcionários do Hospital Mário Gatti e da rede municipal de Saúde podem entrar em greve a partir da próxima quarta-feira devido ao não-pagamento dos benefícios de insalubridade, penosidade e periculosidade, que deveria ter sido efetuado anteontem.
A Prefeitura de Campinas pagou anteontem as horas extras e o desconto de convênio médico, que não foi efetuado no último dia 30, mas deixou de pagar os abonos.
Os servidores recebem em média R$ 45 de abonos, segundo o sindicato dos servidores.
Na semana passada, pelo menos 60% dos 15 mil servidores paralisaram suas atividades por três dias por causa de um decreto publicado no dia 27 passado, que extinguia os benefícios.
Entretanto, uma liminar suspendeu os efeitos do decreto e obrigou o pagamento dos benefícios aos servidores. "Vamos entrar em greve porque a prefeitura não cumpriu a determinação judicial e não pagou os benefícios", disse a diretora do sindicato dos servidores Sandra Lia Biason.
Os servidores devem se reunir em assembléia entre amanhã e terça-feira para decidir sobre a paralisação, que pode ocorrer a partir de quarta-feira.
De acordo com o secretário das Finanças, Álvaro César Iglesias, mesmo com a liminar que suspende o decreto, a prefeitura não é obrigada a pagar os benefícios requisitados pelos servidores da Saúde.
Para o secretário-chefe do Gabinete, Mário Orlando Galvês Carvalho, a União já extinguiu os benefícios e a decisão do juiz foi errada. "O juiz errou nesta sentença, que deve ser derrubada assim que a prefeitura prestar as informações necessárias no processo", disse Carvalho.
Amanhã o sindicato dos servidores de Campinas deve alertar a Justiça sobre a desobediência da prefeitura quanto ao não-pagamento dos benefícios.
"A prefeitura desobedeceu uma ordem judicial e nós vamos denunciá-la à Justiça na segunda-feira (amanhã)", disse o coordenador-geral do sindicato Fábio Custódio.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.