Campinas, Terça, 10 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz decreta prisão preventiva de sócio da Botica Ao Veado D'Ouro

CARLA CONTE
da Reportagem Local

O juiz Sidney Celso de Oliveira decretou ontem a prisão preventiva de Daniel Derkatscheff Vera, sócio da Botica Ao Veado D'Ouro. Ele é acusado de envolvimento na falsificação do remédio Androcur.
A empresa fabricou cerca de 1 milhão de placebos que depois foram colocados no mercado como Androcur. O remédio inócuo pode ter acelerado a morte de pelo menos dez pacientes que faziam tratamento de câncer de próstata.
O juiz também decretou a prisão preventiva de Ricardo Camargo Garcia, ex-sócio da Botica e genro de Derkatscheff, de Jorge Kury, dono da gráfica Jocean, e Paulo Roberto Fanchini, acusado de fornecer notas fiscais para legalizar a venda do remédio falso. Paola Zanelato, advogada de Garcia, diz que a preventiva é exagerada. A Folha não conseguiu localizar ontem o advogado de Derkatscheff.
A advogada Teresa Gonçalves afirmou que vai entrar hoje com pedido de habeas corpus para soltar Kury, acusado de ter fabricado embalagens para o Androcur.
Paulo Roberto Fanchini já está preso, e a reportagem da Folha não conseguiu localizar seu advogado para comentar a decisão.
Até o momento foram abertos processos contra 19 pessoas que estariam envolvidas na falsificação. Quatro já tiveram a prisão preventiva decretada e estão no 1º DP de Santo André.
Também foi aberto processo criminal contra o outro sócio de Derkatscheff, Edgar Helbig. O promotor José Cláudio de Melo Costa havia feito aditamento da denúncia, no qual afirmou que o sócio agiu de modo negligente no caso. "A culpa de Helbig foi ter confiado no sócio", afirmou o advogado Karlheinz Neumann. No mês passado, Helbig conseguiu liminar na Justiça para excluir Derkatscheff da sociedade. O advogado de Derkatscheff está recorrendo da decisão.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.