Campinas, Sexta-feira, 14 de Julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANIVERSÁRIO
Cidade comemora novos investimentos que vem recebendo, mas sofre com a violência e a diferença social
Aos 226 anos, Campinas chega a metrópole

Marcos Peron/Folha Imagem
Vista do pôr-do-sol na lagoa do Taquaral, que fica na região norte de Campinas; o local é um dos atrativos da cidade e, normalmente, os moradores utilizam a área para fazer caminhadas


DA REDAÇÃO, EM CAMPINAS

Campinas comemora hoje 226 anos e chega, oficialmente, ao status de metrópole.
A cidade, que foi erguida em meio a um caminho de tropeiros, já se configurava como um dos centros industriais mais importantes do país na década de 70.
Com o crescimento populacional estabilizado, Campinas atrai indústrias de alta tecnologia, o que aumenta a procura por mão-de-obra especializada.
Somente no primeiro semestre deste ano, a cidade recebeu investimentos de R$ 279 milhões, volume 291,8% maior que o total anunciado no ano passado -R$ 71,2 milhões.

Abismo social
Porém, ao mesmo tempo em que aumentam os investimentos e a geração de renda, cada vez mais cresce o abismo entre os extremos sociais na cidade.
Pesquisa da Secretaria Municipal da Habitação mostra que 157 mil pessoas moram em condições subumanas. O número equivale a 16,7% da população.
Essa faixa não tem acesso a água potável, energia e educação.
A população também vive com medo devido aos índices de violência registrados.
A taxa de assassinatos cresceu 144% nos últimos dez anos. Proporcionalmente, há mais homicídios em Campinas que em São Paulo e no Rio.
Recente pesquisa do Datafolha aponta que a violência é o principal problema a ser enfrentado pelo próximo prefeito para 35% dos eleitores entrevistados na cidade.


Texto Anterior: Briga do Gama (DF) na Justiça faz clubes adiarem contratações



Próximo Texto: Campinas, 226: Ritmo de crescimento da população cai
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.