Campinas, Quinta-feira, 15 de Junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Próximo Texto | Índice

SUSPEITA
Policiais civis e militares estariam envolvidos com o crime organizado, cidade tem 2 pistas de pouso clandestinas
Promotoria apura policiais de Limeira

MAURÍCIO SIMIONATO
EDITOR-ASSISTENTE DA FOLHA CAMPINAS
RAQUEL LIMA
DA FOLHA CAMPINAS

O Ministério Público de Limeira (56 km de Campinas) investiga a participação de policiais civis e militares no crime organizado e a existência de duas pistas de pouso clandestinas na cidade.
As pistas serviriam de ponte para o tráfico de drogas na região. A investigação teria detectado ainda que aviões pousam e decolam do aeroporto de Limeira no período noturno sem a autorização do Ministério da Aeronáutica.
O relatório com a denúncia formal foi entregue anteontem ao promotor de Limeira Luiz Alberto Bevilácqua pelo relator da CPI do Narcotráfico da Assembléia Legislativa, Renato Simões (PT).
No aeroporto municipal de Limeira, a CPI relatou que é feito no local, sem registro, o abastecimento de aviões.
O deputado disse que vai pedir à administração do aeroporto uma lista de todos os aviões que foram abastecidos em Limeira nos últimos anos.
Uma das denúncias investigadas é sobre um avião apreendido com drogas em Piracicaba (80 km de Campinas) e que teria sido abastecido anteriormente no aeroporto municipal de Limeira.
"Ainda tenho que analisar o relatório, mas muitas das informações batem com denúncias informais que chegam por meio de cartas e de telefonemas anônimos", disse o promotor.
Bevilácqua afirmou que até amanhã deverá se reunir com outros quatro promotores para discutir as providências que deverão ser tomadas.
Segundo o presidente da CPI do Narcotráfico na Câmara Municipal de Limeira, Luiz Carlos Pierre (PSB), pelo menos quatro policiais foram citados em denúncias anônimas.
"Vou pedir para enviar os nomes dos policiais denunciados para a Corregedoria e Ouvidoria das Polícias de São Paulo", afirmou Simões.
O relator da CPI disse ainda que vai verificar se o aeroporto de Limeira está homologado junto aos órgãos responsáveis pela fiscalização dos aeroportos.
A Folha não localizou a administração do aeroporto ontem.

Região
As Polícias Federal e Civil investigam 28 pistas clandestinas na região de Campinas usadas para pousos de pequenas aeronaves que podem ser usadas para o transporte de drogas.
O levantamento foi realizado pela Polícia Civil de São Paulo, que sobrevoou e rastreou diversas áreas em todo o Estado e identificou pelo menos 200 pistas clandestinas, segundo a polícia.
De acordo com o levantamento, a região de Piracicaba concentra o maior número de pistas suspeitas de servir o narcotráfico. Foram identificados 14 locais -a metade de toda a região.
Mogi Guaçu com três pistas. Também foram localizadas pistas clandestinas em Jundiaí, Americana, Porto Feliz, Itu, Mogi Mirim e Sorocaba.


Próximo Texto: Campinas e Atibaia são investigadas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.