Campinas, Quinta-feira, 15 de Junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA
CDP, orçado em R$ 6 mi, tem capacidade para 768 presos; transferências começam na próxima segunda-feira
Covas inaugura hoje cadeia em Campinas

ANA PAULA MARGARIDO
FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

Os 662 presos de cadeias de três DPs (Distritos Policiais) de Campinas começam a ser transferidos a partir da próxima segunda-feira para o CDP (Centro de Detenção Provisória), previsto para ser inaugurado hoje, às 10h, pelo governador Mário Covas (PSDB).
Segundo o secretário do Estado da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, a transferência será feita aos poucos para evitar fugas. Serão transferidos, em média, 25 detentos por dia.
Segundo Furukawa, a idéia é manter em funcionamento apenas as oito celas do 2º DP, para receber presos em caráter provisório, com esquema de rodízio, e desativar as cadeias do 4º e do 5º DPs de Campinas.
"As cadeias de delegacias estão superlotadas", disse Furukawa.
Anteontem, a cadeia do 2º DP enfrentou a 10ª tentativa de fuga desde 18 de abril, quando cinco detentos fugiram.
No 4º DP, três presos ficaram feridos após um princípio de rebelião, também anteontem.
Para os delegados, as tentativas de fuga teriam sido motivadas pela notícia de transferência de presos para o CDP, de onde seria mais difícil fugir.
O CDP foi construído em menos de um ano e tem capacidade para 768 detentos com a mesma estrutura de penitenciárias de segurança máxima, segundo a secretaria.
Furukawa disse que o CDP não é uma prisão antifuga.
A cadeia, orçada em R$ 6 milhões, vai contar com circuitos internos de TV. Foram construídos oito pavilhões independentes, como se fossem cadeias separadas, para evitar fugas. O CDP fica ao lado do Complexo Penitenciário Campinas-Hortolândia.


Texto Anterior: Poeta Attilio Bertolucci morre aos 89
Próximo Texto: Capacidade é superada em seis vezes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.