Campinas, Quinta-feira, 15 de Junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Capacidade é superada em seis vezes

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

As cadeias das três delegacias de Campinas estão superlotadas. Segundo dados da Secretaria do Estado da Administração Penitenciária, as celas têm seis vezes mais presos, em média, do que sua capacidade.
Na cadeia do 2º DP (Distrito Policial), única que não será desativada com a abertura do CDP, 279 presos ocupam uma área construída para 48.
As celas do 4º DP têm estrutura para 24 presos, mas já contam com 198. A cadeia do 5º DP tem quatro celas com capacidade para 24 presos no total, mas têm 185.

Região
A situação não é diferente nas cadeias públicas da região.
Em Americana, a penitenciária tem 48 celas e abriga 390 presos, 80 a mais do que sua capacidade. Há outras 16 celas reservadas a presos especiais.
A Cadeia de Piracicaba (80 km de Campinas) foi construída para abrigar 512 presos provisórios, mas, dos 300 detentos, 50 são condenados. A cadeia tem 4 pavilhões, sendo que 2 estão desativados. Cerca de 280 homens estão presos na Cadeia Pública de Jundiaí, que tem capacidade para 180.
"Há dois anos passamos por reforma devido a uma rebelião ocasionada pela superlotação", disse o delegado e diretor da cadeia, Paulo Dota.


Texto Anterior: Segurança: Covas inaugura hoje cadeia em Campinas
Próximo Texto: Polícia: Delegada entrega inquérito na terça
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.