Campinas, Sexta, 18 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA
Empresa fornecedora de autopeças da GM não comenta assunto; informação é do sindicato dos metalúrgicos
Delphi fecha e demite 523 em Jaguariúna

REBECA PAROLI
free-lance para a Folha Campinas

A Delphi Packard Electric, fornecedora da General Motors de Jaguariúna (29 km de Campinas), demitiu 523 funcionários.
As informações são do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região, Edson Cardoso de Sá.
Ele disse que a empresa encerrou as atividades no município e dispensou os funcionários ontem à tarde.
A empresa fabricava "chicotes" para o sistema elétrico dos carros fabricados pela GM.
De acordo com o sindicalista, a alegação da empresa é que a GM acabou com os pedidos das montadoras de São Caetano do Sul e de São José dos Campos. Com isso, a produção na Delphi caiu.
"A produção diminuiu nessas unidades da GM e, como a empresa de Jaguariúna atendia às fábricas, a Delphi disse que ficou sem clientes", afirmou.
Segundo Sá, a Delphi estava instalada no município desde 1994 e chegou a ter 700 funcionários durante sua permanência na cidade. Somente este ano, de acordo com o sindicalista, ocorreram várias demissões na empresa.
O número de dispensas durante o ano chega a 177.
As demissões de ontem foram consideradas uma "surpresa" para o sindicato, que pretende se reunir hoje com o departamento pessoal da empresa para negociar as rescisões dos contratos de trabalho.
O sindicato informou que a primeira dispensa ocorreu às 13h de ontem, entre os funcionários do primeiro turno.
A segunda dispensa, segundo o presidente do sindicato, aconteceu às 16h, com os funcionários que trabalhavam no segundo turno.
De acordo com Sá, deve haver casos de estabilidade entre os trabalhadores demitidos. "Verificaremos todos, um a um", afirmou.

Outro lado
A Folha procurou ontem a a assessoria de imprensa da Delphi em São Paulo.
A assessoria não respondeu sobre as demissões e informou que mantém reuniões com o sindicato como um procedimento de negócios.
"Sobre suas operações em Jaguariúna, a Delphi Packard Electric esclarece que mantém reuniões com o sindicato que representa seus trabalhadores como um procedimento normal de negócios, não tendo nada a ser comunicado a respeito", informou a assessoria por fax.
De acordo com o sindicato dos metalúrgicos, há vários meses havia forte boato dentro da própria empresa sobre a paralisação das suas atividades.
O sindicato, que se reuniu algumas vezes durante o ano com a direção da fábrica, informou que os boatos sempre eram negados.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.