Campinas, Sexta, 18 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO
Prefeitura garante transporte a parte das crianças remanejadas na 1ª série
5.161 vão ter que estudar longe de casa

VILMA GASQUES
free-lance para a Folha Campinas

Pelo menos 5.161 estudantes de 1ª série que se inscreveram na rede municipal de ensino em Campinas não conseguiram vaga nas escolas municipais próximas às suas casas, segundo dados da Secretaria Municipal da Educação.
De acordo com o secretário de Educação, Alcides Mamizuka, as crianças não estavam dentro da área de abrangência da escola ou não completariam 7 anos até o dia 31 de março de 99.
As crianças receberam um comunicado indicando o nome de três escolas da rede estadual onde poderiam ser matriculadas.
O problema apontado pelos pais dos estudantes que não foram matriculados na primeira fase é a distância entre a residência e as escolas indicadas pela prefeitura.
Segundo Mamizuka, uma segunda fase de matrículas será realizada nos próximos dias 22 e 23. Para a nova fase, a secretaria prevê que sejam matriculados mais 1.440 estudantes que fizeram o cadastramento. Outras 538 vagas estarão sendo oferecidas para alunos que repetiram de ano.
A Secretaria da Educação estará oferecendo no ano que vem 5.524 vagas na 1ª série do ensino fundamental. O Estado oferece mais cerca de 10 mil vagas.

Reunião
A Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores de Campinas se reuniu ontem com o secretário da Educação, Alcides Mamizuka, com o dirigente regional da 2ª Delegacia de Ensino, Élcio Selmi, e com a conselheira do Conselho Tutelar de Campinas, Ana Alzira Fogaça, 41, para discutir os problemas dos estudantes que conseguiram vagas em escolas distantes.
De acordo com Mamizuka, quando a escola estiver a mais de dois quilômetros da casa do estudante a prefeitura garante o transporte gratuito.
O presidente da Comissão de Educação, o vereador Sérgio Benassi (PC do B), disse que a reunião foi convocada devido ao grande número de reclamações recebidas na Câmara em relação à sugestão feita pela secretaria, já que as escolas apontadas na correspondência enviada aos pais estão localizadas longe das residências das crianças.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.