Campinas, Sexta, 18 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Prefeitura perde 400 das 130 mil doses
Vacina estraga sem uso em Limeira

free-lance para a Folha Campinas

Das 130 mil doses de vacinas recebidas do governo do Estado para a imunização contra a febre amarela em Limeira (56 km de Campinas), 400 já estragaram, devido à baixa procura pela vacinação.
O diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Marco Antonio Pereira Francisco, disse ontem, por meio da assessoria de imprensa da prefeitura, que cada frasco da vacina tem capacidade para imunizar 50 pessoas. Depois de aberta, a vacina dura somente quatro horas.
A procura pela imunização foi pequena e 3,5% das doses foram perdidas desde o último domingo, quando começou a imunização.
O diretor explicou que a campanha contra a febre amarela faz parte de um programa da Secretaria Estadual da Saúde em todos os municípios que possuem o mosquito Aedes aegypit, que transmite a febre amarela e a dengue.
No caso de Limeira, não há problemas com registros de dengue. "Mas há o mosquito e por isso precisamos nos prevenir também contra a febre amarela", disse.
Francisco afirmou que discorda da maneira como a vacina é armazenada, em um frasco grande, em vez de ser doada em doses individuais. "A perda foi inevitável", disse.
A campanha em Limeira já está sendo intensificada e um posto móvel será instalado na praça central da cidade. Como o comércio está aberto até as 22h diariamente, o diretor acredita que a procura deva crescer. Também está sendo feito o agendamento de empresas, para imunizar os funcionários. Na cidade, 12 postos de saúde estão aplicando a vacina.
Francisco acredita que somente 50% da população do município está imunizada contra a febre amarela.
"Por isso, precisamos atingir o máximo de pessoas. Mas a população ainda não se conscientizou da importância da vacina", disse.
Limeira espera imunizar 130 mil pessoas. Até agora, foram aplicadas somente cerca de 2.000 doses. (REBECA PAROLI)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.