Campinas, Sexta, 22 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO 2
Levantamento foi divulgado ontem pela Secretaria dos Transportes de Campinas, comparando 97 e 98
Multas diminuem 22% com novo código

free-lance para a Folha Campinas

O volume de multas aplicadas em Campinas no ano passado, quando o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) foi implantado, teve uma redução de 22% na comparação com 1997. O levantamento foi apresentado ontem pela Setransp (Secretaria dos Transportes).
Em 98, 302.368 multas foram aplicadas contra 388.183 em 97.
O secretário dos Transportes de Campinas, Amando de Queiroz Telles Coelho, disse que é preciso levar em consideração também que, em 98, a frota de veículos em Campinas cresceu 6%. Em 97 a frota era de cerca de 396 mil veículos e cresceu para 421 mil em 98.
De acordo com o comandante da 1ª Companhia de Trânsito de Campinas, capitão Wagner Benedito Lopes Telles, 39, depois do convênio de municipalização com a prefeitura, a Polícia Militar passou a autuar veículos que não estão em condições, motoristas sem documentos e crimes de trânsito.
Telles disse que, em 1997, a Polícia Militar aplicou 17.771 multas. Já em 98 foram aplicadas 2.728 multas de trânsito.
O capitão disse que a Polícia Militar só não está multando motoristas que não portam o kit de primeiros socorros porque uma liminar federal proíbe a multa.
Telles disse que os equipamentos utilizados para fiscalização no trânsito de Campinas estão sendo suficientes.
O levantamento da Setransp mostra também que, no mesmo período, o número de acidentes com vítimas fatais também foi reduzido em 22,54%.
A Setransp (Secretaria Municipal dos Transportes) divulgou ontem um levantamento que aponta redução de 1,16% no número total de acidentes. Em 1997 foram registrados 20.713 acidentes. Em 98 o número caiu para 20.470 acidentes.
O secretário dos Transportes disse que, em 97, 142 pessoas morreram em acidentes. Em 98 o número foi reduzido para 110.

Comportamento
Segundo o secretário, os dados mostram que os motoristas estão mudando de comportamento e estão mais conscientes com relação as regras estabelecidas pela CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Ele disse que a fiscalização sobre os motoristas também foi um fator importante e que contribuiu para a queda nos números de multas e acidentes.

Arrecadação
O secretário disse que o trânsito em Campinas foi municipalizado em 1991. A pedagoga Fabiana Callegaro, 25, afirmou ser contrária à forma de arrecadação de multas feitas em Campinas.
"Eu fico pensando que a prefeitura acaba exigindo muito na vigência do CTB, mas há inúmeros buracos nas ruas que também provocam acidentes", disse.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.